Respeite a sua individualidade
Respeite a sua individualidade. O lado estranho de respeitar a todos e fazer o que todos querem é que todos gostarão de você, exceto você mesmo.
Temos que ouvir os outros, usufruir de suas experiências, mas a nossa razão e o sentido que isso faz para nós tem que prevalecer. Uma fábula que ilustra bem esse princípio é o do homem que vai ao mercado com seu filho e o burro.
Pai, filho e o burro
Primeiramente ele cavalga o burro enquanto o filho caminha ao lado. O comentário que se ouve é “que velho malvado, deixa o filho caminhar enquanto cavalga o burro”.
Ele salta do burro e coloca o filho. Passa então a ouvir: “que falta de respeito deste jovem, cavalga o burro e deixa o pobre do velho caminhar”.
Ele tira o filho do burro e caminham ambos ao lado do burro. Ouvem agora: “ quem é o burro aí, caminham enquanto o burro vai leve e solto – afinal, pra que serve o burro?”
Os dois passam a cavalgar o burro. Ouvem: “que crueldade, duas pessoas cavalgando um único animal”.
Finalmente, ambos decidem carregar o burro nas costas e aí são hilariamente ridicularizados.
O pai chama o filho do lado e diz: viste meu filho que não importa o que você faça, haverá sempre alguém para discordar e criticar.
Ouvir os outros:
Ao abrirmos excessivamente os nossos ouvidos para o que os outros falam, podemos estar calando a voz mais importante, a nossa mesmo.
Temos muitas dúvidas na nossa caminhada – ouvimos os amigos chegados e familiares.
Vamos enveredar por um terreno que desconhecemos – procuramos a opinião de gente mais experiente.
Devemos analisar com cuidade a nossa realidade e fazer juízo daquilo que nos importa. Assim teremos condições de filtrar aquilo que nos vem de críticas e comentários, e fazermos as nossas escolhas com sabedoria.
Mente aberta, e coragem para caminhar com segurança.
1 Comentário
francielle franco
about 6 anos agoExcelente!!!!
Responder