Eu quero a felicidade, e os outros também.
Eu quero a felicidade e busco ser feliz, mas tenho que pensar nisso sem prejudicar os outros.
Devo pensar no meu bem-estar sem afetar negativamente o bem-estar dos outros.
Quando jogo lixo na rua, estou pensando na minha comodidade de não ter que carregar o lixo até a lixeira.
Isso ocorre em detrimento dos outros que também utilizam o passeio público. Sem contar com o trabalho adicional de quem tem que limpar as vias públicas.
Mais empatia:
Se pensarmos bem, vamos enumerar uma lista enorme de situações onde podemos nos colocar no lugar dos outros e fazer diferente.
Saindo das coisas práticas, podemos entrar nas coisas que realmente fazem a diferença no nosso bem-estar.
São os relacionamentos, a sensação de que pertencemos aos grupos sociais, que podemos realizar os nossos projetos e podemos cuidar dos outros.
Vamos todos envelhecer e exigir cuidados, um carinho, uma ajuda nas mínimas coisas, se servir à mesa, ajeitar uma cadeira, pegar alguma coisa na prateleira, ler alguma coisa no jornal.
Podemos pensar no nosso comodismo, deixar que o outro ajude, fazer corpo mole, mas é bom pensar que ajudar faz bem principalmente para aquele que ajuda.
A pessoa generosa tem mais saúde, é mais feliz, se sente mais querida, e temos que incluir as outras pessoas no nosso projeto de felicidade.
Não tem esse negócio de ser feliz sozinho. Temos que estar com os outros, e não necessariamente, pessoas que conhecemos profundamente.
Felicidade nas pequenas coisas:
A felicidade está nas pequenas coisas, e podemos considerar enormemente as pessoas que nos cercam.
Seja feliz com os outros, considere os outros e evite ao máximo prejudicar, discriminar ou desprezar os outros nesse projeto.
A harmonia é o tempero da sua vida, e temos que estar bem com os outros.
A semana de trabalho que se inicia, pense na felicidade, e pense nos outros.
R.S. Beco
4 Comentários
Fernando Dias
about 9 anos agoGosto demais do seu blog. Me sinto inspirado sempre que termino alguma leitura aqui. Você faz a diferença na vida das pessoas. Abraço :D
ResponderMarcella
about 9 anos agoMaravilhoso Beco!
ResponderMarcella
about 9 anos agoBeco,acabei de conhecer seu blog...estou iniciando uma jornada cujo objetivo é não permitir que o comportamento alheio tire minha paz interior..Alguma sugestão de livro ou post?Abraços
ResponderBeco
about 9 anos agoAmiga, Espero, do fundo do coração, que o blog possa te ajudar nas reflexões na sua jornada. Você pode colocar qualquer termo no quadrinho da pesquisa, no canto direito superior e deixar que o blog encontre, dentre as mais de 1300 postagens, aquelas que se enquadrem na sua preocupação do dia. Faça várias tentativas, e tenho fé que você vai encontrar muita coisa boa para ler. De pronto, recomendo que você leia a postagem do dia 28-05-2010 - Não se deixe contaminar pelo estresse dos outros (coloque esse titulo no quadrinho da pesquisa e deixe o blog buscar). Outra postagem que se contrapõe a esse, olhando o outro lado da questão é a do dia 19-12-2010 - Antes de cuidar dos outros, cuide de si próprio. Faça o mesmo procedimento para encontrar. É possível chegar a qualquer postagem pelo calendário, mas essas datas estão muito lá atrás, e neste caso, é melhor ir pelo recurso da pesquisa. Um abraço, aproveite, e seja feliz. Beco
Responder