Você pode florescer.

Esta afirmação – você pode florescer – pode muito bem vir de um autor de livros de auto-ajuda, mas vindo do fundador da psicologia positiva, Prof. Martin Seligman, é algo que merece uma leitura cuidadosa.

Seligman que publicou o recente livro Florish – Florescer, onde afirma que todos podem florescer.

O livro, já bastante discutido, expande o conceito da felicidade e as emoções positivas, agregando outros quatro conceitos, realizações, propósito, relacionamentos e engajamento.

A revista época de 23 de maio de 2011, publicou na reportagem de capa sob o título O Mito da Felicidade, um artigo que descreve a nova abordagem de Seligman seguida de curta entrevista do professor.

Dois sites também comentam o livro, o Psicosaber, e o Positive Psychology News.

Alguns destes conceitos que agregou Seligman, já foram anteriormente abordados por outros estudiosos. O engajamento, foi largamente estudado por Mihaly Csikzentmihalyi que criou o termo fluxo, que é quando as pessoas estão tão engajadas e satisfeitas com o que estão fazendo que não vêm o tempo passar.

O propósito, num sentido mais espiritual foi abordado por Viktor Frankl, especialmente no livro: Em Busca de Sentido.

Os relacionamentos foram abordados por diversos autores, dentre eles Richard Layard, no livro Felicidade: lições de uma nova ciência.

Outro autor que comenta a questão dos relacionamentos é o professor de Harvard, Nicholas Christakis no livro: O Poder das Conexões.

Seligman diz que esta nova abordagem do bem-estar, não limita ninguém de encontrar o seu próprio caminho, equilibrando e fazendo o seu melhor, ao seu modo, nas cinco vertentes do bem-estar, a felicidade, realizações, propósito, relacionamentos e engajamento.

Seligman utiliza as iniciais dos conceitos para criar o anagrama PERMA, Positive emotion, Engagement, Relationships, Meaning and Accomplishment, como os pilares PERMAnentes para uma vida plena.

Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked