Um olhar treinado para enxergar.

Podemos achar que estamos enxergando tudo, afinal é o que diz o nosso médico, mas o nosso olhar pode estar precisando de um treinamento para enxergar a beleza da vida nos seus mínimos detalhes.

É possível ter o olhar calibrado para o materialismo e o imediatismo e perdemos a capacidade de enxergar um futuro brilhante, as possibilidades e as oportunidades para construir uma rede de significados na nossa vida.

Pressa do cotidiano:

Passamos muito ligeiro pelos contatos pessoais do cotidiano, pessoas que não conhecemos, um prestador de serviço, um carteiro que entrega as encomendas.

São pessoas com vidas ricas como as nossas, e basta uma pequena janela para que alguma troca de gentileza ocorra. Temos que ter o olhar treinado para enxergar tais oportunidades.

O nosso cotidiano se desenrola com muitas variações possíveis, e algumas delas dependem em larga escala de estarmos atentos para as oportunidades.

Se seguimos a vida no piloto automático vamos perder a entrada, vamos passar direto.

O olhar treinado é aquele que acredita na abundância da vida, nos mínimos detalhes, inclusive nas pequenas coisas.

Principalmente com aquilo que nos acontece, o olhar precisa estar treinado.

Muito daquilo que pensamos ter visto, na verdade não aconteceu. Um tanto de coisas boas aconteceram na nossa vida e passou despercebido.

Atenção plena:

A vida deve ser vivida com atenção plena. Enquanto estamos atentos para a marca do carro novo do vizinho, deixamos de perceber uma oportunidade de ouro que passa debaixo do nosso nariz, ou um momento mágico que acontece dentro do nosso lar. Olhar é diferente de ver e também diferente de enxergar. Temos que treinar o nosso olhar para o lado bom da vida, a alegria, a felicidade.

Estamos atentos para os defeitos dos outros e deixamos de enxergar a parte melhor das pessoas – as suas qualidades e virtudes.

Ficamos criticando alguma inabilidade e suposta incompetência de alguém e fechamos os olhos para seus talentos destacados.

Abra os olhos – aproveite a vida naquilo que ela tem de melhor. R.S. Beco

1 Comentário

Nyew

about 5 anos ago

Estou treinando meus olhos para ver alegrias nos pássaros voando, folhas balançando ao vento, sorrisos das crianças... Quando vejo isso, meu dia melhora!

Responder

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked