Um lugar intocável dentro de si.

Ao ler o livro de Chade-Meng Tan, Busque Dentro de Você, me acentuou a importância de se encontrar, de se conectar consigo mesmo.

Estava assistindo uma entrevista de Maya Angelou, famosa escritora e poeta americana que faleceu recentemente. Vejo nas suas palavras a candura e a sabedoria de quem tirou lições valiosas da escola da vida. Quando questionada sobre o melhor conselho que poderia dar a uma pessoa, ela disse algo fantástico que escrevo nas minhas palavras.

Tenha dentro de si um lugar intocável, imaculado e totalmente protegido aonde você vai se refugiar quando a hostilidade chegar ao extremo. Onde você vai quando se sentir ameaçado e subjugado.

Basta!

Numa situação extrema, simplesmente diga não. Diga basta, chega, se afaste, e depois, serenamente, se encaminhe para o seu lugar protegido, dentro de si. Mas mantenha esse lugar sempre limpo de qualquer contaminação. Não traga nada externo para degenerar esse lugar sagrado, especial, só seu. Para alguns, é esse o lugar onde você se encontra com uma Força Superior, se sente protegido e energizado.

Tenha sempre em mente que é um lugar só seu e não deve ser violado por amigos, familiares ou quem quer que seja.

Ninguém está livre de vivenciar uma situação de extremo desamparo. Tudo dá errado e não aparece uma viva alma para estender a mão. A culpa e a raiva tomam conta do palco das suas emoções, e quanto mais você faz, mais errado fica.

Não devemos nos desesperar, e com calma, caminhar para a ilha de serenidade dentro de si mesmo.

Para quem acredita, é o lugar para se encontrar com Ele. Alguém que te ama incondicionalmente e está contigo quando ninguém está, disposto para ajudar quando nada parece ajudar.

Um lugar só seu:

Nesse lugar só seu, você fecha os olhos e ouvidos momentaneamente para as contaminações do mundo exterior, as pressões, o estresse que te impõem pessoas e instituições. Ali você se encontra consigo mesmo, não para se isolar ou fugir do mundo, mas para buscar as forças e virtudes que irão te habilitar para fazer o trajeto que ora se apresenta.

Este lugar sagrado dentro de si é aonde você chega limpo, desintoxicado de qualquer substância. É onde você reencontra a coragem para levantar a cabeça e seguir adiante.

Pare de tentar por um momento, e você já viu que não dá nada certo.

Utilize o recurso da respiração lenta e compassada e deixe as emoções conturbadas se acomodarem, se acalmar.

Refeito, energizado e sereno, a realidade vai te parecer menos ameaçadora, e a serenidade tão valiosa nessas ocasiões vai abrir caminho para a luz que vai iluminar o caminho das possibilidades e das soluções.

Faça de você mesmo o seu melhor companheiro e o melhor conselheiro, e na insubstituível companhia de si mesmo, seja feliz um dia de cada vez.

R.S. Beco

1 Comentário

Simone Tourino Firmo

about 3 anos ago

Que bom saber que existem pessoas que se preocupam com o outro. Esperimentar é viver na energia do AMOR é muito melhor. Obrigada por esta descoberta deste sie

Responder

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked