Termômetro da raiva.

A raiva não é algo como liga/desliga. Não é como uma lâmpada que pode estar acesa ou apagada. Você não está com raiva completamente nem sem raiva completamente.

Há uma gradação, e saber como lidar com essa escala, e o que acontece com suas emoções dentro de cada faixa, ajuda um bocado.

A primeira faixa é a verde. É quando identificamos que algo está errado. Estou contrariado e sinto um certo descontentamento, ou mesmo uma irritação.

Sobrevivência:

Todos nós sentimos isso frequentemente e é nossa proteção, está gravado no nosso ser ancestral. Essa sensação nos orienta para aquilo que nos agrada, nos faz bem e está na direção da nossa sobrevivência.

Portanto, estar na faixa verde e saber que sensações e que ações cabe a nós realizar nessa situação, contribui para o nosso bem-estar.

Quando passamos para a faixa amarela, atenção, muita reflexão é necessária.

Nessa faixa já estamos pensando em revidar, agir contra a outra pessoa. A cabeça pode estar entrando numa zona perigosa, e as ações podem rapidamente ir para a zona vermelha da agressão.

Algumas pessoas têm o pavio curto, o sangue sobe logo à cabeça e eles vão logo para a faixa vermelha – há que se cuidar.

Dicas:

Alguns pensamentos para lidar com cada faixa.

Verde: devo agir com serenidade, empatia e compaixão, tirando proveito das contrariedades para melhorar a situação e aprender algo que contribua para o meu crescimento pessoa.

Amarela: devo exercitar vigorosamente o perdão, para si e para os outros, olhar cada experiência com serenidade, procurando enxergar cada coisa na real proporção, sem amplificar, sem dar importância exagerada.

Vermelha: respire fundo, não faça besteira, não faça nada que possa se arrepender, procure ajuda, deixe que outra pessoa lide com a situação, cuide da saúde, pratique meditação, faça exercício físico, e saia do ambiente de estresse por um momento.

Beco

2 Comentários

andreia

about 4 anos ago

por que as pessoas fais tanto enferno na vida da gente

Responder

Yasmin Andrade

about 4 anos ago

Eu acho que estou na cor vermelha, meu amor não é correspondido e ele joga na minha cara.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta