Termômetro da raiva.
A raiva não é algo como liga/desliga. Não é como uma lâmpada que pode estar acesa ou apagada. Você não está com raiva completamente nem sem raiva completamente.
Há uma gradação, e saber como lidar com essa escala, e o que acontece com suas emoções dentro de cada faixa, ajuda um bocado.
A primeira faixa é a verde. É quando identificamos que algo está errado. Estou contrariado e sinto um certo descontentamento, ou mesmo uma irritação.
Sobrevivência:
Todos nós sentimos isso frequentemente e é nossa proteção, está gravado no nosso ser ancestral. Essa sensação nos orienta para aquilo que nos agrada, nos faz bem e está na direção da nossa sobrevivência.
Portanto, estar na faixa verde e saber que sensações e que ações cabe a nós realizar nessa situação, contribui para o nosso bem-estar.
Quando passamos para a faixa amarela, atenção, muita reflexão é necessária.
Nessa faixa já estamos pensando em revidar, agir contra a outra pessoa. A cabeça pode estar entrando numa zona perigosa, e as ações podem rapidamente ir para a zona vermelha da agressão.
Algumas pessoas têm o pavio curto, o sangue sobe logo à cabeça e eles vão logo para a faixa vermelha – há que se cuidar.
Dicas:
Alguns pensamentos para lidar com cada faixa.
Verde: devo agir com serenidade, empatia e compaixão, tirando proveito das contrariedades para melhorar a situação e aprender algo que contribua para o meu crescimento pessoa.
Amarela: devo exercitar vigorosamente o perdão, para si e para os outros, olhar cada experiência com serenidade, procurando enxergar cada coisa na real proporção, sem amplificar, sem dar importância exagerada.
Vermelha: respire fundo, não faça besteira, não faça nada que possa se arrepender, procure ajuda, deixe que outra pessoa lide com a situação, cuide da saúde, pratique meditação, faça exercício físico, e saia do ambiente de estresse por um momento.
Beco
2 Comentários
andreia
about 5 anos agopor que as pessoas fais tanto enferno na vida da gente
ResponderYasmin Andrade
about 5 anos agoEu acho que estou na cor vermelha, meu amor não é correspondido e ele joga na minha cara.
Responder