Só por hoje.

Viver um dia de cada vez é uma recomendação fantástica.

E, só por hoje é um lema muito bem descrito no decálogo do Papa João XXIII, conhecido como o Bom Papa, que dirigiu a Igreja Católica de 1958 a 1963:

1-Só por hoje vou procurar viver positivamente sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.

2-Só por hoje vou ter o maior cuidado com a minha aparência – vou me vestir modestamente – não vou levantar a voz – vou ser cortes – não vou criticar os outros – não vou disciplinar ou me preocupar em corrigir os outros e sim a mim mesmo.

3- Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de que nasci feliz, não em outro lugar, mas aqui mesmo.

4- Só por hoje vou me adaptar às circunstâncias sem demandar que as circunstâncias se adaptem aos meus desejos.

5- Só por hoje vou dedicar 10 minutos do meu tempo para uma boa leitura, me lembrando sempre que, assim como a comida é necessária para o corpo, uma boa leitura é necessária para a alma.

6- Só por hoje vou fazer o bem sem contar a ninguém sobre isso.

7- Só por hoje vou fazer pelo menos uma coisa que não gosto de fazer, e se isso me molestar, não vou deixar que ninguém perceba.

8- Só por hoje vou fazer um plano para mim mesmo, e não vai ficar só no papel, vou realizá-lo. Vou ainda ficar atento para dois males – precipitação e indecisão.

9- Só por hoje vou acreditar firmemente, a despeito das aparências, de que uma boa Providência Divina cuida de mim melhor que ninguém neste mundo.

10- Só por hoje não vou ter medo, e em especial, não vou ter medo de apreciar o belo e o bom. De fato, no período de 12 horas farei coisas que me deixariam consternado se tivesse que fazer a vida toda.

São frases poderosas para nos concentrarmos em realizar o hoje.

Outra lista enorme que me impressionou, e que pode ser lida no blog Hapiness Hunters, a lista de 100 razões para ser feliz hoje.

Escolhi 12 frases que mais me tocaram:

1-Você pode aprender algo novo hoje – aprender uma nova habilidade é gratificante e nos ajuda a tocar a vida. É possível aprender algo novo todos os dias, portanto reflita sobre algo que você possa aprender hoje e vá em frente, principalmente com as facilidades da Internet e do Google.

2-Você pode comer algo saudável hoje e que te faça sentir bem – alimento é como medicamento, porque não escolher algo saboroso e saudável quando vai às compras.

3-Compartilhar a alegria é ter dobrado – compartilhar a tristeza e ter a metade– Hoje é a grande oportunidade para compartilhar as tristezas e alegrias. Se algo de bom vai te acontecer, está em suas mãos fazer dobrar, e se algo de ruim te acontecer, de novo, está em suas mãos quebrar pela metade.

4-Você pode começar a escrever as coisas boas que te acontecem – Estudos comprovam que as pessoas se sentem mais felizes, simplesmente escrevendo sobre os bons acontecimentos do dia, e porque estas ocorreram. Uma focalização na gratidão também traz um bom resultado.

5-Você pode tentar algo novo – A tristeza pode ser provocada pela monotonia. Faça algo novo, ou faça de modo diferente, pegue uma rota diferente indo para o trabalho, coma em um restaurante diferente, assista a um filme diferente, converse com pessoas fora do seu convívio.

6-Você pode dizer algo legal para alguém hoje – Nos esquecemos de dizer coisas boas que nos vêm à mente. Hoje é uma grande oportunidade para dizer isso para as pessoas, e melhor, para pessoas que não conhecemos. Não subestime o poder das palavras.

7-Você pode ajudar outras pessoas – Hoje é uma boa oportunidade para sair e ajudar alguém que necessite. Ajudando, você ganha mais do que o ajudado.

8- Você pode consertar algo – Há sempre um montão de coisas para consertar, e você perdoe fazer isso hoje.Se você não sabe como, pesquise, Google, descubra. Aprender algo é uma boa maneira de ganhar confiança e satisfação.

9-Você pode se livrar de um hábito ruim – Fumar? Abandone – Pare com muito açúcar – hoje é uma boa oportunidade para se livrar do velho hábito.

10- Você pode se lembrar – Temos todos grandes memórias do passado, coisas que nos fizeram felizes. Não podemos esquecer. Repasse os momentos e sinta-se bem.

11- Você pode abraçar alguém – Contato físico é bom. Faça algo nesse sentido hoje – abrace um amigo, ou melhor alguém estranho.

12-Você pode aceitar as coisas que você não pode mudar – Frequentemente nos preocupamos com coisas que não são possíveis de se mudar, e isso é uma perda de energia. Pense nas coisas que te preocupa, e ao descobrir que algumas coisas estão fora do seu controle, você já ganhou o dia.

12a- compartilhe com um amigo o que você encontrou aqui.

Beco

3 Comentários

Eli Lima

about 7 anos ago

Ainda estou engatinhando no Lema "Só por hoje." Ter um adcto na família, um ente querido, me trouxe ansiedade. Humildemente, por meio do Programa dos Doze Passos e dos Lemas, tenho avançado um pouco. Ajudei a criar meus irmãos, fui condicionada a viver o amanhã, o depois, o depois... Era uma criança tendo que cuidar de outras crianças. Na adolescência tive que estudar muito, também pensando no futuro deles. Aí o futuro chegou, eles têm uma doença incurável, não pude fazer mais nada e ficaram cicatrizes. Mas estão sendo tratadas e estou feliz por ter reconhecido que sou impotente perante a adcção, que cuidando de mim cuido dos meus irmãos e, principalmente que os amo incondicionalmente. Aprendi a fazer o desligamento com amor e sigo minha caminhada junto com outros colegas que enfrentam ou enfrentaram uma dor tão aguda, mas que pode ser curada. Estou me esforçando. E, tenho uma excelente novidade, minha mãe também está na Programação! Maravilha! Fique bem. Obrigada pela contribuição.

Responder

Adélia

about 7 anos ago

Um bálsamo para nossas vidas! Obrigada! bjs, Adélia.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta