Seja gentil consigo mesmo.

 

Seja gentil consigo mesmo e não seja o seu principal algoz. Muitas vezes nos castigamos sem piedade, crítica, culpa, arrependimentos, decepção, e isso pode continuar por muito tempo. Pode se tornar um processo destrutivo, esmagando a autoestima, comprimindo a nossa capacidade de reagir, e nos deixando acuados num canto.

Temos que arrumar um jeito de parar com esse diálogo crítico e severo consigo mesmo.

O ser humano sempre procura por validação. Queremos ser aceitos e aprovados no nosso grupo, e quando entramos nesse círculo vicioso da invalidação, nos sentimos descartáveis, rejeitados por nós mesmos.

Sem sabotagem:

Temos que parar de nos sabotar, de ser mais rigoroso do que somos com os outros. Temos que fazer um esforço para quebrar esse processo, procurando ser mais gentil consigo mesmo, assim como somos com os entes queridos.

Esse processo provoca um efeito devastador no organismo. Acaba debilitando o sistema imunológico, interrompendo o crescimento, e todo o processo vital que nos permite viver de modo saudável.

O corpo emula o mesmo modo de lutar ou fugir, Não é à toa que a musculatura dos ombros se enrijece, e nos deixa uma dor muscular intensa. Simplesmente o corpo acha que vai lutar contra um leão.

Ative o modo amoroso consigo mesmo. Ative o modo de cooperação, afeição e amizade.

Tente neutralizar tantos pensamentos negativos, e pare com a ruminação. Estes pensamentos circulares tiram a sua energia e te jogam para baixo.

Se cada vez que as coisas ficam ruins nós entramos no casulo do autoflagelo, nos habituamos a fazer isso com frequência, e logo estamos derrotados.

Cresça em cima das dificuldades, use as pedras do caminho para construir a sua escada de crescimento pessoal.

Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo nas mínimas coisas. Se aceite generosamente e aceite cada pequeno passo que dá na direção certa, mesmo que seja o único movimento prodigioso do dia.

Não podemos fazer tudo hoje, e nem faz tanto sentido pensar assim, pois amanhã seremos brindamos com outras vinte e quatro horas novinhas em folha.

R.S. Beco

1 Comentário

Nana

about 4 anos ago

Os perfeccionistas sofrem muito com isso! Bj e fk c Deus. Nana procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

Responder

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked