Recuse pensar no que não pode mudar.

Se você pensar mais de três vezes numa coisa que não consegue mudar, acenda a luz vermelha. Se determine a interromper esse círculo vicioso, parar de dar murro em ponta de faca. Se recuse a continuar esse processo.

Coisas que não consigo mudar: o comportamento do meu vizinho, do meu chefe, da minha esposa.

Coisas que consigo mudar: o meu próprio comportamento, os meus pensamentos, o meu julgamento.

Os pensamentos prepotentes de querer mudar a tudo e a todos, pode nos atormentar sem descanso. Temos que recusar a alimentar tais pensamentos, abandonar a prepotência e assumir que não podemos tudo.

Use sempre o sinal de alerta, e saiba que já é um grande passo. Quando reconhecemos que estamos entrando em campo minado, temos maior chance de nos proteger, e reconhecer aquilo que devemos evitar é fundamental para não fazermos isso.

Aquilo que posso controlar:

Quando dedicamos muito tempo em coisas que não temos controle, que não podemos mudar, estamos desperdiçando o nosso tempo precioso, pois no final, o resultado será nulo.

A vida é uma só, e devemos nos concentrar na nossa própria vida, no nosso crescimento pessoal.

É muito fácil encontrar defeitos nos outros, e nisso podemos estar totalmente errados – não somos juízes do mundo. E mais do que isso, aquele modelo de perfeição que temos em mente, não serve para aferir os outros, e é uma ameaça para nós mesmos.

Temos que aceitar o mundo e aceitar os outros.

Temos que parar de jogar a nossa energia fora querendo mudar os outros. E além do mais, isso só provoca conflitos nos relacionamentos.

Especialmente no ambiente familiar, somos mestres em enveredar por esse improdutivo caminho.

Depois de alguma prática, e bastante determinação, vamos abandonando esse hábito de querer mudar o que está fora do nosso controle. O sinal de alerta nos ajuda a pensar e se recusar a julgar e querer mudar o mundo, o que é uma fonte de estresse, especialmente para nós mesmos.

Um termômetro para ver se fazemos muito isso, querer mudar o mundo, é perceber se somos muito insatisfeitos com tudo e com todos. Estamos sempre desejando que tudo fosse diferente. É outro sinal de alerta que devemos seguir.

Se recuse a alimentar as fontes de insatisfação e infelicidade.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta