Projeto Felicidade – Gretchen Rubin

Título: Projeto Felicidade
Título Original: The Happiness Project
Autor: Gretchen Rubin
Editora: Best Seller
Nº de Páginas: 314
COMPRAR

Projeto FelicidadeA jornalista, advogada Gretchen Rubin discute no livro todas as suas descobertas sobre o tema felicidade, e orienta o leitor na condução do seu próprio projeto de felicidade, o que ela estimula incansavelmente também no seu blog, gretchenrubin.com. As qualidades jornalísticas de Gretchen fazem da obra uma síntese cuidadosa de ensinamentos diversos, tanto acadêmicos quanto populares. Gretchen tem um sentido prático apurado, o que a conduziu para a caixa de ferramentas para os projetos de felicidade de cada um – Happiness Toolbox – que isoladamente já é um guia para a felicidade.

O texto é composto de doze capítulos com cada mês do ano dedicado a uma área. O mês de janeiro é dedicado à ação, sair do marasmo, dar o primeiro passo rumo aos objetivos. O mês de fevereiro é dedicado ao casamento, ao amor, e o mês de junho dedicado ao tema da amizade, relacionamentos, arrumar tempo para os amigos. Assim por diante todos os temas que Gretchen acreditou serem os mais importantes, desfilam com a graça jornalística e a sabedoria de quem experimentou antes de prescrever

O livro é uma boa orientação para quem está à procura de dicas valiosas para a sua própria busca, e um bom começo para aqueles que querem um aprofundamento posterior. Mesmo sendo leiga no assunto, Gretchen foi fundo nos estudos e por isso, o livro traz um embasamento muito bom do ponto de vista também científico.

Muitas recomendações do livro são coisas corriqueiras que ela aprendeu, e que experimentou ela mesma, e passa adiante, por exemplo, deixar o seu ambiente limpo e arrumado, fazendo a cama logo ao acordar. Gretchen é espiritualizada e gosta de falar sobre a fé e a predileção por Santa Tereza de Lisieux, a santa francesa que nós conhecemos aqui como Santa Terezinha do Menino Jesus.

O que vamos ler aqui é a história de uma experiência pessoal, não só da busca pela felicidade, mas as respostas às inquirições mais comuns. É melhor comprar um bem de consumo ou fazer uma viagem? Afinal, o que traz maior incremento na felicidade? Vamos compreender também o que levou a escritora já com três livros lançados, mudar o rumo, não só do foco de estudo, mas também na própria vida. Os dias são longos, mas os anos são curtos, como concluiu Gretchen, e podemos facilmente deixar a vida passar sem prestar atenção de verdade das coisas que realmente importam.

A leitura nos deixa bastante confortável nos relatos sinceros que nos estimulam a experimentar praticamente tudo que ela exercitou durante o período de um ano pesquisando e escrevendo o livro.

Gretchen Rubin é advogada e escritora, e dedicou muito tempo ao estudo da felicidade. Ela conduz uma página bastante prolífica nas ideias da felicidade e nas ferramentas para a sua busca. É autora também dos livros Happier at Home – Feliz em casa , e Better than Before – Melhor que antes. Antes de se dedicar ao tema da felicidade, escreveu outros livros biográficos, como aquele dedicado a Winston Churchill e outro dedicado a John Kennedy.