Felicidade Autêntica – Martin Seligman

Título: Felicidade Autêntica
Título Original: Authentic Happiness
Autor: Martin Seligman
Editora: Objetiva
Nº de Páginas: 333
COMPRAR

Felicidade Autêntica

Felicidade Autêntica

O professor Seligman, precursor da Psicologia Positiva, afirma que o nível de felicidade pode ser aumentado, e que a despeito do determinismo genético responder por boa parte das questões relacionadas com a felicidade, um peso substantivo do nível de felicidade advém de fatores que podemos influir. A Psicologia Positiva que enfatiza o lado bom, favorável e positivo das nossas vidas reforça a possibilidade e orienta o indivíduo a colocar tudo que ele tem de positivo dentro de si, a serviço do seu bem-estar e da sua felicidade. A Psicologia Positiva representa uma ruptura não destrutiva na psicologia moderna que enfatizou durante muito tempo as patologias, os traumas e a terapia.

Recorrer às forças e virtudes pode trazer a felicidade autêntica, dando significado e satisfação sustentável à vida, e esta é a tese central do livro no qual o autor enumera as seis principais virtudes do ser humano: sabedoria e conhecimento, coragem, amor e humanidade, justiça, temperança, e espiritualidade e transcendência.

Cada indivíduo tem a sua impressão digital com relação às virtudes, o conjunto de forças e virtudes e o nível de cada uma, e isso define em grande escala o nível de felicidade individual. No entanto, longe do determinismo, Seligman ensina como tudo isso pode ser aprendido e aprimorado em algum nível, uma escolha disponível para qualquer pessoa. Na mesma linha, aprendemos nesta leitura, a importância da educação das crianças e a maneira com que as formamos mais otimistas ou pessimistas, mais ou menos preparadas para encontrar a felicidade no seu próprio caminho.

Sendo ele mesmo, Seligman, o arauto da Psicologia Positiva, traz todo o aparato científico que comprova a tese de tal linha acadêmica, um conjunto enorme de estudos interessantes que apresentam os fatores pessoais relacionados com a felicidade, a saúde e também à longevidade.
No aspecto da saúde, casos e estudos são fartamente apresentados, deixando clara esta correlação, afinal, pessoas felizes adoecem menos, vivem mais, faltam menos ao trabalho e sem sobra de dúvida, produzem mais.

Sabemos que as circunstâncias da vida pesam menos na nossa felicidade, e Seligman explora a relatividade entre diversos fatores. Afinal, viver um bom casamento pesa mais que viver numa democracia? Pessoas com uma rede sólida de relacionamentos é mais feliz? Dinheiro traz felicidade?

Mesmo com uma fluidez agradável nos textos, o livro traz densidade acadêmica e científica, o que pode satisfazer tanto estudiosos do assunto quanto pessoas que apenas procuram dicas para melhorar o seu nível de felicidade. O livro é farto na apresentação de testes que avaliam as forças e virtudes individuais e o nível de felicidade, recursos tais que se encontram de forma completa na página do autor: authentichappiness.org.

Martin E.P.Seligman é professor de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e diretor do Centro de Psicologia Positiva daquela universidade. Foi presidente da Associação Americana de Psicologia, autor de vários consagrados livros de psicologia, e protagonista dos mais importantes projetos de felicidade ao redor do mundo, dentre eles o trabalho com o Pentágono, com os Governos da Austrália e do Reino Unido.