Busque dentro de você

Título: Busque dentro de você
Título Original: Search inside yourself
Autor: Chade-Meng Tan
Editora: Novas Ideias
Nº de Páginas: 285
COMPRAR

busque-dentro-de-voce

Meng, como é costumeiramente conhecido, faz um chamado para que o leitor mergulhe dentro de si mesmo na busca da felicidade, da paz e do crescimento pessoal. O autor é engenheiro da empresa Google e conduz um programa de desenvolvimento dos empregados, baseado no crescimento pessoal de dentro para fora, numa tonalidade que o próprio subtítulo do livro sugere – Um inesperado caminho para conseguir sucesso, felicidade e paz mundial. O programa ensinado na Google desde 2007 tem profundas bases científicas como Meng gosta de afirmar e tem muito a ver com a inteligência emocional primeiramente elaborada por Daniel Goleman. Ninguém duvida, hoje em dia, que qualquer empresa tem que fazer um esforço para que os empregados sejam não só bem recompensados, mas felizes, saudáveis e satisfeitos com a vida em todos os setores, e Google já foi considerada a número um nesse esforço segundo a revista Forbes.

O cargo que Meng sustenta nos seu cartão de visitas é “Jolly Good Fellow – which nobody can deny”, um cara muito legal que ninguém pode negar, diz tudo sobre a leveza com que o programa e o livro percorrem. A intenção de Meng é levar a mensagem para muito além dos muros da Google, e o livro, juntamente com as palestras que encontramos na web fazem bem esse papel – uma mensagem com receitas práticas para o leitor comum.

O livro deixa transparecer a escolha budista do autor, a ênfase em práticas contemplativas, o culto à meditação e o equilíbrio mental que é estimulado por exercícios que ele conduz nos programas de treinamento interno. Busque dentro de você é o lado Zen da Google, mas você não precisa ser budista ou mesmo religioso para tirar proveito deste livro. Basta acreditar que você pode ser tornar uma pessoa melhor e mais feliz.

A felicidade está ao alcance de qualquer pessoa, e o desenvolvimento da inteligência emocional e a atenção plena é enfatizada pelo autor em exercícios práticos e técnicas que qualquer um pode aplicar, conferindo os benefícios na redução do estresse e melhoria da saúde. Sugere Meng que devemos sair do piloto automático e desempenhar as mínimas tarefas com a consciência plena, em paz consigo mesmo, utilizando o recurso da meditação mesmo no caminho para o banheiro, e com isso melhorar a qualidade das emoções e dos pensamentos por meio da atenção plena, os princípios do grande mestre Jon Kabat Zin.

Saber lidar com as emoções, especialmente a dor é mencionado no livro. Experimentar a dor sem sofrer. Não se apegar tanto às coisas, inclusive a dor, e assim deixá-la ir. O processo emocional de expressar o amor e a compaixão não é incompatível com competição, produtos e clientes, ao contrário, fortalecem as relações e favorecem a criatividade e a produtividade. O efeito deste programa na liderança e no ambiente de trabalho e bem estar de cada um é largamente reportado no livro.

Assim como o curso que Meng conduz dentro da Google, este livro pode te ajudar na transformação pessoal e certamente deixará no seu íntimo, as sementes para que você possa ser uma pessoa melhor.