A ciência da felicidade – Sonja Lyubomirsky

Título: A ciência da felicidade: Como atingir a felicidade real e duradoura
Título Original: The how of happiness: a scientific appoach to getting the life you want
Autor: Sonja Lyubomirsky
Editora: Elsevier
Nº de Páginas: 324
COMPRAR

 A ciência da felicidade: Como atingir a felicidade real e duradoura

Professora de Psicologia da Universidade da California-Riverside, Sonja Lyubomirsky discorre sobre os estudos recentes no campo da psicologia relacionados ao tema felicidade. Aborda os aspectos genéticos e ambientais, e de maneira muito clara enumera as coisas que nos mantêm no caminho da felicidade e outras que nos desviam desse rumo. Uma obra de tonalidade científica/acadêmica, mas que passeia elegantemente por aspectos do senso comum e da vida cotidiana que receberam o aval científico como expressar a gratidão, ser generoso e otimista.
O conteúdo é de psicologia positiva, pois a autora é uma das expoentes nessa nova corrente, lançada em 1998 por Martin Seligman, e os principais acadêmicos dessa escola são mencionados e suas teorias explicadas no transcorrer desta obra.

Interessante a abordagem do determinismo genético da felicidade, uma questão sempre presente, e que Lyubomirsky explora largamente. Afinal, as pessoas já nasceram com um nível de felicidade definido? As pessoas podem ser mais felizes do que são? São questões que foram competentemente respondidas no livro, mostrando o que está ao seu alcance.
A nossa característica genética responde por 50% da nossa felicidade, enquanto a outra metade é influenciada em 10% pelas circunstâncias da vida e 40% por nossas atividades intencionais, e o livro discorre com muita clareza por essa pizza da felicidade, dando plenas condições para o leitor enxergar a sua responsabilidade na busca da própria felicidade. Explica a autora as limitações e a latitude de cada fatia desta pizza – porque nos adaptamos tão rápido ao cheiro do carro novo? Como é que nos adaptamos também às limitações definitivas?

O livro é recheado de práticas importantes de como exercitar o perdão e saborear as mínimas coisas do cotidiano. Sorrir é importante, e aquele sorriso que vem do coração. A espiritualidade exerce um papel de peso na felicidade, afinal, cuidar da alma é tão importante quanto cuidar do corpo e dos relacionamentos.

A nossa mente nos prega muitas peças, e uma delas é a ruminação, o processo em que os pensamentos perturbadores não saem da nossa cabeça, e quanto mais você procura afastá-los, mais eles grudam na sua mente como goma de mascar. Lyubomirsky nos ensina como interromper esse processo de deixar que questões sem fundamento façam morada na nossa cabeça, numa tempestade cerebral circular e viciosa.

Como alcançar a felicidade real e duradoura? A única pessoa que tem o poder de fazê-lo acontecer é você, mas o fato é que na maioria das vezes, você incorre no equívoco de apertar os botões errados, e este livro explica porque isso acontece, segundo os resultados dos estudos científicos. O livro é prático, a linguagem é direta e realmente mostra que qualquer um, não só tem o direito de ser mais feliz, mas pode fazer isso em cada aspecto de sua própria vida.

Sonja Lyubomirsky é professora de psicologia da Universidade da Califórnia Riverside. Graduada pela Harvard University e PhD pela Stanford University e teve sua pesquisa largamente premiada, incluindo o 2002 Templeton Positive Psychology Prize.