Prepare para o pior.

Dizia Hanna Arendt que devemos nos preparar para o pior, esperar o melhor, e receber o que vier.

Temos que ter um plano de contingência para tempos bicudos, quando o planejamento falha feio.

Não podemos ficar na rua da amargura, de mãos atadas. Um plano B precisa estar na manga para essas ocasiões.

O futuro é imprevisível, e por melhor que seja o nosso planejamento, precisamos nos preparar para algum contratempo.

Quando digo se preparar, pode ser uma reserva financeira, e uma lista de telefones de amigos, mas também trabalhar a sua resiliência, perseverança, tolerância, flexibilidade e serenidade.

A tempestade que pode chegar:

Quando nos fortalecemos nessas qualidades, estamos acumulando energia emocional para quando a tempestade chegar.

É como o americano que se prepara para o tornado, blindando as janelas e acumulando mantimentos. É preciso estar preparado.

Ninguém quer o pior, mas ele pode acontecer. E nessa circunstância, nada de chorar o leite derramado. É hora de colocar as mãos na massa e trabalhar duro. A vida não é fácil para ninguém, e não adianta lamentar.

Temos que receber com mãos agradecidas tudo que a vida nos oferece. Pode não ser o ideal, mas acredite que é o melhor para você neste momento. As quedas que sofremos podem demorar um pouco a mostrar o seu sentido, mas ao longo da vida vamos ganhando esse discernimento.

Se preparar para o pior não é querer, nem chamar, nem fazer pensamento negativo. Pensamos sempre positivo com relação à vida, mas sabemos que não é um passeio no parque, e alguns problemas literalmente nos deixam de joelhos.

Quem estiver fortalecido, sereno e próximo de Deus, vai se sair bem de qualquer situação.

Aquele que já se livrou da arrogância e da prepotência, vai conseguir olhar para as situações com mais realidade, sem distorções e amplificações indesejáveis.

Quem aprendeu a gostar e cuidar de si próprio, também aprendeu a gostar dos outros e valorizar rede de amizades sólidas, um alicerce para os tempos de tempestade.

Acredite em si próprio, acredite no Deus da sua crença, e tudo vai dar certo.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta