Ouse se perdoar.

Tenha a coragem de se perdoar. Reconheça as coisas ruins que fez no passado, não coloque para debaixo do tapete nem tente atribuir irrelevância.

Encare com honestidade, mas, sobretudo, ouse se perdoar.

Quando conseguimos levantar a autoestima é sinal de que encontramos dentro de si mesmo, algumas coisas que nos puxam para cima. E quando não encaramos de frente algumas coisas que fizemos no passado e que nos incomodam, isso fica nos derrubando, mesmo quando tudo anda bem.

Quando nos perdoamos, é porque fizemos as pazes com aquelas coisinhas dentro de si que nos puxam para baixo.

Coragem para perdoar:

O ato de perdoar é um ato de coragem e de amor consigo mesmo, e é algo que fazemos sozinhos, em silêncio, e como muito bem lembra Lewis Smedes, não temos que ouvir as outras pessoas, lembra ele que: “pessoas hipócritas não querem que você se perdoe – elas querem que você caminhe para sempre sob o guarda-chuva negro da vergonha permanente”.

Faça isso em solitude, um recolhimento voluntário na sua paz interior, e se perdoe. Olhe para você, mais jovem, inexperiente, e que involuntariamente fez alguma coisa ruim que quer deixar para trás.

Olhe para os eventos com honestidade, não minimize, não justifique e nem mesmo tente empurrar a culpa para os outros.

O perdão é uma libertação, e quando fazemos consigo mesmo, é uma benção, algo que deveríamos ter feito há muito tempo.

Demorei muito a aprender esta lição, e passei décadas me recriminando, me culpando por coisas que fiz. Não cometi nenhum crime e nem prejudiquei outras pessoas dramaticamente, mas todos nós estamos sujeitos a magoar alguém algum dia. Muitas vezes não podemos nos desculpar, e as pessoas já se foram.

Mas podemos e devemos seguir em frente, sem essa carga desnecessária.

Assim como deixamos cair uma mochila pesada dos ombros, devemos fazer esse movimento emocional com os eventos que ainda nos machucam.

Assim vamos seguir mais leves, mais aptos para apreciar a vida plenamente.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked