Os três potes defeituosos.

Transcrevo aqui a lição que aprendi na leitura do livro Meditando a Vida de Padma Samten.

A aprendizagem e o aprimoramento pessoas dependem fundamentalmente da nossa capacidade de ouvir.

O ouvir tem obstáculos imediatos, e os obstáculos estão ilustrados como três potes defeituosos.

O primeiro deles é o pote emborcado, no qual não se pode depositar nada.

A pessoa caracterizada pelo pote emborcado, pode até ouvir, mas não apreende nada. A origem desse defeito está no orgulho ou na inveja. Se pudermos substituir essas emoções pela humildade e pelo apreço ao professor, poderemos superar esse defeito.

O segundo obstáculo é o pote rachado. O ensinamento entra no pote, mas não se mantém lá. O progresso é muito lento. A pessoa até acredita que aprendeu alguma coisa, mas logo em seguida tudo se foi, e ela não sabe o que aconteceu. Esse defeito surge quando a pessoa está fixada aos referenciais da roda da vida, muito apego e predileção por coisas passageiras, tais como as coisas materiais.

O terceiro é o pote envenenado, e é o mais defeituoso. Nessa situação, os ensinamentos não produzem benefício, pois o pote está contaminado, corrompendo tudo o que nele é depositado. É quando a pessoa tenta converter os ensinamentos a exemplos de suas visões distorcidas.

É importante que os ouvintes sejam bons potes. Pode acontecer de ouvirem e gerarem amargor, oposição ou misturarem os ensinamentos com suas próprias teorias e continuarem a operar dentro de contextos limitados. Isso significa utilizar os ensinamentos para gerar habilidades capazes de produzir vitórias transitórias, ou seja, vitórias com todos os obstáculos inerentes à roda da vida.

Diz um velho provérbio budista que quando o aluno está pronto, o professor aparece, e outro que diz que quando o aluno é bom, qualquer um pode ser seu professor.

Podemos aprender boas lições com qualquer pessoa, basta que estejamos com o coração aberto para receber a lição.

A metáfora dos três potes é boa porque é fácil de se lembrar, e serve sempre como reflexão nos momentos que lutamos com as nossas idéias e as idéias dos outros.

Qual é o pote que está obstruindo a minha aprendizagem?

Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta