Os amigos na alegria.

Escreveu Paulo Coelho que os verdadeiros amigos são aqueles que estão contigo nas suas alegrias e realizações, se alegrando juntos, comemorando.

Por outro lado, os amigos de mentira são aqueles que aparecem quando as coisas ficam pretas. Assim como urubus, com o ar de tristeza(falso), querendo ajudar e consolar, quando na verdade, estão se nutrindo da sua dor e sofrimento.

Tenho uma tendência a discordar um pouco do célebre autor. Penso que muitos amigos, mesmo geograficamente distantes, aparecem justamente na hora de gravidade, onde a principal ajuda é a solidariedade.

Amigos na alegria e na tristeza:

Gosto muito dos amigos na alegria, mas gosto dos amigos da tristeza. Acho até que eles podem inclusive ser as mesmas pessoas.

Acho que os amigos de verdade são aqueles na alegria e na tristeza. São aqueles que estão presentes tanto nas comemorações e nas lamentações.

Acho mais fácil encontrar falsos amigos dentre aqueles da alegria, a turma da boca livre. Afinal, não tem que carregar piano nem enxugar lágrimas de ninguém.

Mas a provocação de Paulo Coelho nos ativa para questionar quem é que é amigo de verdade.

Amigos da onça:

Os amigos da onça, relembrando os desenhos antigos de Péricles, sempre com uma historinha de amigo de mentira, aproveitador e oportunista.

Mas os amigos são tão valiosos que eu me arrisco a tolerar alguns amigos falsos só para não perder a chance de ter vários amigos de verdade. É como cultivar um canteiro todo, com o desejo de colhê-lo todo, sabendo de antemão que as formigas irão devorar uma pequena parte da produção. No final, o resultado vai vale a pena.

Aprecio muito a riqueza das relações, os interesses, sejam congruentes ou conflitantes, as bondades e vaidades trabalhando para algum resultado, quase sempre construtivo, edificante.

Quero as amizades, e quero os amigos por perto, mesmo que distantes.

Viver momentos preciosos juntos e relembrar cada momento ao longo da vida. Isso não tem preço.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked