O sorriso que vem do coração.

Temos que aprender sobre o sorriso que vem do coração. Sorrir faz bem ao espírito e ao corpo físico – o seu organismo vai agradecer.

O sorriso alivia o estresse, contagia as outras pessoas, melhora a sua pressão sanguínea e melhora o seu sistema imunológico. Mas é fundamental que o sorriso venha do coração, que seja sincero.

Um dos maiores psicólogos da história, Paul Ekman, nos ensinou como executar o sorriso verdadeiro. E ainda, como identificar o sorriso do outro quando vem do coração.

Centenas de artigos e tantos livros foram publicados com os seus ensinamentos, e cito como exemplo aquele escrito por Daniel Goleman no New York Times há muito tempo atrás, que resumo a seguir.

Sorrir é importante:

Muitas empresas treinam os seus empregados a sorrirem para os clientes, um sorriso burocrático que tem como objetivo lubrificar o relacionamento comercial. A ciência já comprovou que é totalmente improdutivo, pois o ser humano é capaz em milissegundos de identificar um sorriso falso. E ainda, estudos recentes conduzidos pela Universidade de Frankfurt comprovaram que aquele que é obrigado a sorrir por incumbência do trabalho, e o faz sem sentir, provoca um dano à sua saúde, acumulando estresse e adoecendo de várias maneiras.

Por todos esses motivos, temos que nos acostumar a sorrir com o coração, trazer lá de dentro aquela expressão sincera e transparente, que Paul Ekman nos ensina, e é claro que todos já sabemos.

O sorriso verdadeiro:

O sorriso verdadeiro trabalha magistralmente mais de 100 músculos da face, mudando a expressão do indivíduo. Por isso, a imitação barata e mentirosa é logo desnudada.

Quando o sorriso vem do coração, as bochechas se movem levemente para cima, os músculos do entorno dos olhos se apertam, formando os pés de galinha, e se o sorriso for escancarado, a pele do entorno das sobrancelhas se debruçam um pouco na direção dos olhos.

No sorriso falso, um leve encolhimento dos músculos entre as sobrancelhas entregam imediatamente o mentiroso. Hoje até o computador consegue detectar.

Na verdade, é muito difícil dissimular um sorriso verdadeiro. Temos gravado no nosso DNA essa capacidade para distinguir o falso do verdadeiro. Por esse motivo, temos que evitar falsear o sorriso, todo mundo percebe.

R.S. Beco

1 Comentário

pauloesvaz

about 4 anos ago

Sorrir sempre é o melhor remédio!! Sorria verdadeiramente para cultivar uma vida saudável e contagie outras pessoas com um processo simples de cura.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta