3 dicas para recuperar o brilho do seu casamento

3 dicas para recuperar o brilho do seu casamento

Vamos explorar algumas dicas para recuperar o brilho do seu casamento. A ciência mostra que o nosso entusiamo pelo casamento passa muito rápido. Temos uma ideia muito diferente da vida a dois. Quando nada disso acontece, em poucos anos o relacionamento conjugal perde o brilho.

Algumas coisinhas importantes para ter em conta. Temos que entender que é assim mesmo, vamos nos frustrar com as expectativas fantasiosas que construímos do casamento. Mas apesar disso tudo, a vida a dois é boa. Estudos mostram que em menos de 2 anos, 87% dos casais perdem a magnífica excitação do casamento. Isso acontece com todos os aspectos do casamento, não só com o aspecto amoroso.

Outro ponto importante é que casamos para dar mais conforto e previsibilidade aos nossos relacionamentos amorosos,. Isso acaba se tornando entediante com o tempo – também é fenômeno natural. Apenas de 13 a 20% dos casais longevos conseguem manter acesa a chama vigorosa do casamento. Isso não significa que os 80% dos casais são irremediavelmente infelizes.

Ken Sheldon:

De acordo com o cientista Ken Sheldon, as pessoas experimentam uma adaptação hedônica menor quando as situações envolvem variabilidade, dinâmica e esforço de engajamento, e com isso em mente, seguem 3 dicas para melhorar o seu casamento, botar um pouco de lenha na fogueira, balançar a árvore e desequilibrar um pouco o que está ficando enfadonho. O lado negativo das dicas é que vai te causar desconforto, afinal, não dá para arrumar sem desarrumar um pouco.

1-Se faça mais vulnerável

Ao longo do tempo, tendemos a nos colocar em defensiva para proteger o território, definir limites e se proteger, e no casamento não é diferente. A pessoa vulnerável dos tempos do namoro desapareceu, e no lugar dele, aparece agora o indivíduo carregando uma armadura de aço inoxidável, e fica difícil amar com tanta proteção. A vulnerabilidade permite que a confiança e a intimidade se aprofundem – foi assim que aconteceu quando vocês começaram a namorar.

Revele mais segredos. Fale dos seus medos. Compartilhe seus erros e preocupações. Se deixe enrubescer.

2-Dê um upgrade na rotina diária.

Sei que a rotina diária, os horários e a agenda são construídos para dar mais produtividade, mas ela nos leva rapidamente ao tédio. Quando falamos do relacionamento conjugal, a variação da rotina diária é muito importante – atividades – restaurante – diversão, etc. Mesmo que você seja uma pessoa avessa a coisas arriscadas e diferentes, use a criatividade para buscar uma quebra na rotina.

3- Surpreenda o parceiro.

Você conhece muito bem a sua cara-metade, utilize esse conhecimento para surpreendê-lo com alguma coisa simples. Deixe o fator surpresa trabalhar ao seu favor. Mesmo que você já tenha feito a mesma coisa mil vezes, use a criatividade para fazer diferente, de maneira surpreendente. E você sabe muito bem que a vida sexual entra numa rotina insustentável. Varie – e você pode trazer novos elementos e ambientes sem ter que se arriscar em trazer outros personagens.

Finalmente, tenha em mente aprofundar a relação, trazer mais significado para a vida a dois.

Fiquem bem e sejam felizes.                                                                                                                                         Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta