O que as emoções fazem por nós.

Tudo que vivemos está gravado no nosso corpo, e a nossa saúde é em grande parte, resultado do estado em que está o corpo.

As emoções representam os mecanismos utilizados para gravar a experiência que vivenciamos, no corpo, na mente, no coração.

Ninguém está bem se não estiver emocionalmente saudável.

Alice Miller:

A terapeuta Alice Miller dedicou sua vida estudando os efeitos da violência infantil, na vida do adulto. Escreveu então o livro The Body Never Lies – O corpo nunca mente, que trata dos traumas que carregamos para a vida adulta das agressões e humilhações que sofremos na infância, especialmente por pais cruéis.

E a herança emocional que você carrega tem a ver com todo tipo de experiência. Você pode curar os males do passado, ajudando a fechar as feridas emocionais. Especialmente na meia idade, a maturidade física praticamente pede para você fazer isso. É por isso mesmo que adquirimos os mecanismos da maturidade, o altruísmo, a generosidade, a fraternidade, o perdão.

Vários estudos científicos recentes comprovam que muitas doenças trazem explicação na carga emocional gravada nos nossos corpos.

Especialmente nos estudos que buscaram correlacionar o estado de saúde do adulto e a ocorrência de abuso ou disfunção familiar antes dos 18 anos. O resultado surpreendeu os próprios cientistas.

A emoção é uma conjugação da resposta do corpo e da mente a uma experiência. É a maneira como lidamos com os sentimentos da alegria, raiva, ressentimentos, amor e o medo, pode determinar a nossa saúde física.

Estresse:

O estresse que acumulamos e a resposta que damos às situações, tem explicação na nossa história emocional.

A sua biografia se torna sua biologia, e a sua linguagem expressa suas emoções.

Sabem os médicos hoje que mesmo uma pessoa saudável pode ter um ataque cardíaco num choque emocional. É a chamado síndrome do coração partido.

A meia idade é melhor hora de cuidar de si, e dizem até que a menopausa é um recado para o resgate de si própria.

Muitas pessoas encontram a cura das suas emoções com a maturidade. É como se todas as coisas não resolvidas passassem por uma cura, uma transformação, e essa cura traz enormes benefícios para a saúde física.

Um estudo fantástico e talvez o mais significativo sobre o bem envelhecer, foi o conduzido pela Harvard Medical School, coordenado pelo Dr. George Vaillant.

Dentre os achados do estudo, um é que as pessoas que conseguiram curar os seus males emocionais e seguiram adiante, não só foram mais longevos, mas viveram mais felizes.

Beco

2 Comentários

danilo flavio

about 5 anos ago

ola, gostaria de saber onde encontrar para compra, o livro o corpo nunca mente, Alice Miller, traduzido para o portugues.... só encontrei em castelhano. obrigado pela atenção,

Responder

Beco

about 5 anos ago

Prezado Danilo, me esqueci de comentar que o livro The Body Never Lies foi traduzido para o português com o título - A Revolta do Corpo, e você pode encontrar nas livrarias.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta