O primeiro beijo é mágico e o segundo…

O primeiro beijo é mágico e o segundo…

Dizem os estudiosos que explicam a adaptação hedônica que o primeiro beijo é mágico, o segundo é íntimo e o terceiro é rotina. O ser humano tem a capacidade de se adaptar a tudo, coisas boas e ruins. Essa capacidade provoca uma letargia aos relacionamentos amorosos, que em muitos casos acaba em infidelidade. Quem explica isso com muita propriedade em artigo do New York Times é a prof. Sonja Lyubomirsky da Un. California – Riverside, uma especialista no bem estar, felicidade e adaptação hedônica.

Isso é parte da nossa natureza e temos que fazer algo para preservar o nosso casamento, especialmente depois que compreendemos e percebemos o quão rápido nos acostumamos e nos entendíamos com tudo.

5 Dicas:

Cinco dicas para você renovar o seu relacionamento amoroso:

1- Os casais desenvolvem uma linguagem própria (language style matching), íntima e caseira de falar e se comunicar. Os termos utilizados, o tom de voz e a ênfase acabam se consolidando com o tempo. Perceba quando estão se distanciando dessa linguagem e acenda uma luz amarela. Dá para consertar.

2- Depois de um curto tempo de lua de mel, o amor romântico acaba se transformando num amor companheiro, temperado com uma forte amizade, confidência e cumplicidade. Perceba essa transição, aceite que o amor apaixonado e arrasador dura pouco e passe para a nova fase com serenidade.

3- Somos naturalmente atraídos por novidade, e isso não é diferente no relacionamento amoroso, e aí, o risco da infidelidade é sério. Diz a prof. Lyubomirsky que as mulheres são mais propensas a esta atração, mas ambos têm que se empenhar em renovar o convívio cotidiano.

4- Quando iniciamos um relacionamento, nos encantamos com tudo na companheira, e acabamos nos acostumando. Perceba em si essa adaptação hedônica e procure novos sinais e qualidades para prestar atenção.

5- A compreensão da adaptação hedônica nos traz um alento e também uma tristeza de saber que somos assim por natureza. Nos chama para a responsabilidade de se dedicar de verdade ao relacionamento amoroso. Já sabendo que é importante amar, perdoar e aceitar, preste atenção nas interações com sua companheira, se interesse por ela, valorize, e ame o que é seu.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta