O perigo salta aos olhos.

Somos seres programados para enxergar o perigo em tudo. Uma face ameaçadora no meio da multidão, um barulho inesperado, ou mesmo um movimento brusco faz com que nos sintamos ameaçados.

Estamos numa reunião de trabalho, e algumas palavras ríspidas ditas em tom alterado também provoca o mesmo efeito e eleva o nosso nível de estresse.

Sentimos a pulsação aumentar, as mãos ficam frias, e é o nosso ser ancestral se preparando para lutar ou fugir.

Essa prontidão para reagir à ameaças pode provocar efeitos adversos no nosso organismo.

Estresse desnecessário:

Muitas vezes, esse estresse é desnecessário, pois não estamos sofrendo nenhum ataque, e a ocorrência crônica desse processo pode causar um mal à saúde.

Temos que nos acalmar, sem se deixar afetar por uma pequena fechada no trânsito, um pequeno conflito sem qualquer importância. Enfim, temos que lutar contra esse impulso ancestral para o nosso próprio bem.

Nos irritamos por pouca coisa, nos incomodamos por coisas que não nos dizem respeito, e isso pode ser um processo crescente, de danos cumulativos.

Com o tempo, o sono fica irregular, a nutrição prejudicada, e o organismo debilitado.

Temos que ir com calma, fazendo uma coisa de cada vez, ciente de que amanhã será outro dia. É bom terminar o dia com a sensação de dever cumprido, mesmo que várias etapas do projeto tenham ficado para os dias que se seguem.

Hoje:

Não temos que fazer tudo hoje, e nem temos que fazer tudo com perfeição absoluta.

O perigo que não existe, e a cobrança exagerada que fazemos de nós mesmos contribuem para debilitar a mente e o corpo, e consequentemente, produzimos menos, tomamos decisões precárias e pioramos a avaliamos a avaliação de nós mesmos. É realmente um ciclo vicioso que deve ser interrompido.

Procure não se irritar por tão pouco. Respiração compassada e profunda para o coração se acalmar e a mente encontrar o seu equilíbrio.

Fique tranquilo que o mundo não assim tão perigoso. Não há um tigre detrás de cada arbusto que se move.

R.S. Beco

1 Comentário

Aryadne Borges

about 4 anos ago

Bom dia Sr. Rubens, Excelente post para um início de semana. Tenha uma ótima semana! Aryadne.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta