O pensamento distorcido

Temos que estar atentos para os pensamentos distorcidos que passam pela nossa mente e que atrapalham as nossas decisões, escolhas e ações.

O nosso cotidiano é repleto de elementos que trazem ruído aos nossos pensamentos, as comparações, a culpa, a inveja e os ressentimentos. Este e outros tantos fazem com que estejamos sujeitos a escolhas reprováveis e decisões recrimináveis.

Pensamentos distorcidos retratam uma visão irreal da nossa realidade e nos enganam com facilidade, empurrando-nos para caminhos tortuosos e acidentados.

A nossa atenção para esse aspecto tão natural no ser humano, pode nos permitir lançar mão de alguns mecanismos que podem minimizar os seus efeitos. Veja o exemplo da substituição de pensamentos.

Quando notamos que um pensamento distorcido chega à mente, temos que fazer um esforço para substituir esse pensamento por outro mais positivo,. Procure algo mais otimista, e na verdade, e que retrata a situação com mais realidade.

Recurso valioso:

Outro recurso valioso é retrucar e desafiar este pensamento negativo e distorcido, desconstruindo as partes que causam preocupação. Costumamos distorcer as coisas por conta de preconceito e ideias ultrapassadas acerca de um tema, pessoa ou circunstância.

Nem tudo é completamente bom ou ruim, temos que ponderar consigo mesmo, evitando cair nas armadilhas dos extremos.

As nossas ações são frutos dos nossos pensamentos, atitude frente à vida, e temos que cuidar para que a influência seja toda positiva.

Não queremos ser boicotados por nós mesmos, encaminhando-nos para o caos ou para situações conflituosas.

Temos que confiar no nosso instinto e na nossa mente. Devemos dar tempo para que os dois cérebros, racional e emocional dialoguem adequadamente, nos levanto a decisões acertadas.

A vida não é fácil, e o nosso caminho esconde buracos em muitos trajetos. Por isso mesmo temos que corrigir os nossos pensamentos distorcidos e não incorrer em mais dificuldades que o razoável.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked