O objetivo da jornada.

Às vezes encontramos tanta dificuldade, e por vezes os caminhos são tão tortuosos, que nos esquecemos dos objetivos mais verdadeiros da nossa jornada.

Mantenha vivo na memória os objetivos mais nobres da sua vida, fazendo com que a energia e a chama estejam sempre contigo. Assim também, estando convicto na sua caminhada, cada passo te torna mais forte e mais próximo da realização.

Quando desdobramos os objetivos maiores em metas menores,  mantemos tais objetivos claros na mente, enviamos mensagens ao nosso ambiente e ao nosso subconsciente, que ficam sintonizados para a busca desses objetivos.

Refletir sempre sobre os objetivos, faz com que eles se tornem mais claros, factíveis, e palpáveis.

Refletir, significa também harmonizar os conflitos que eventualmente surgem na busca dos objetivos.

Mantenha claras as etapas e as metas, assim como fazemos quando vamos para a viagem de férias.

Sabemos claramente as etapas, os períodos, as providências e os cuidados. Sabemos o que queremos e onde vamos chegar.

Assim é com a jornada da vida.

Muitas pessoas não gostam de falar sobre o envelhecimento, mas a jornada da vida é também uma jornada de envelhecimento, e os objetivos têm que ser compatibilizados com as diversas fases da vida.

Um atleta olímpico tem que traçar objetivos claros desde o período áureo das competições, assim como o período de aposentadoria das quadras e raias.

Viver a vida plenamente é não perder tempo e oportunidades compatíveis com cada estágio da vida.

Viver bem a vida é uma receita de cada um.

Ao desdobrarmos os objetivos maiores em objetivos e metas mais específicos, vale à pena utilizar uma metodologia chamada SMART para estabelecer maior efetividade.

S – Specific -os objetivos e metas devem ser específicos, definidos.

M – Measurable – ele devem ser mensuráveis, assim sabemos se atingimos.

A – Attainable – possíveis, realizáveis.

R – Relevant – relevante para quem estabelece para si tal objetivo.

T – Time-bound – definido no tempo, do contrário fica na sua lista para sempre.

Os objetivos devem se desdobrar em metas específicas, por exemplo, quando dizemos que queremos ser mais saudáveis, podemos desdobrar em uma alimentação mais saudável, que por sua vez pode implicar em comer mais frutas e vegetais 3 vezes por semana.

Na mesa tônica, temos que medir aquilo que estamos buscando. Se estamos objetivando reduzir o peso corporal, temos que definir uma meta, por exemplo, uma redução de 3 quilos por mês até a redução total de 15 quilos.

Os objetivos devem ser realistas, possíveis, e podemos ainda quebrar cada grande objetivo em pequenos, de modo que temos muito o que comemorar, a cada realização.

Definir objetivos realistas nos evita incorrer em decepção constante.

Os objetivos devem ter significado para cada um, e principalmente para os pais, é bom lembrar de fixar objetivos para si mesmo e não para os filhos. Assim como não cabe a ninguém fixar objetivos para os companheiros ou para os amigos.

Quando fixamos no tempo a meta, estamos criando uma motivação para persegui-la e uma razão para comemorar, e essa é uma boa razão para desdobrar um grande objetivo em metas menores.

Beco

1 Comentário

luis zinharimue

about 5 anos ago

as dicas sao nota 1000, ha muito q procurava vou por em practica

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta