Não tente escapar.

Os problemas são tantos que temos por vezes a tentação de escapar a eles, utilizando recursos tóxicos, que podem nos aprisionar em hábitos nocivos à saúde e aos relacionamentos.

A melhor coisa, quando temos problemas, é enfrentar de frente, de cabeça erguida.

Às vezes nos refugiamos no trabalho e prejudicamos o relacionamento familiar. Há casos de refúgio na bebida, companhias negativas e comportamentos recrimináveis. Temos que usar toda a nossa força de vontade para evitar, resistir e mesmo combater coisas desse tipo no nosso meio.

O fato é que os problemas não desaparecem só porque escolhemos fazer como o avestruz, enfiar a cabeça no buraco. Aliás, os problemas continuarão aumentando em quantidade e proporção.

Negar os problemas:

A negação, ou tentativa de camuflar os problemas, aumentam mais ainda os seus efeitos.

A tentativa de se anestesiar, pensando em passar ileso pelos problemas é uma ilusão que passa pela nossa cabeça.

Temos um sentimento de que mais distraídos ficamos com a vida, menor será o impacto dos problemas, mas a ciência mostra que é exatamente o contrário.

A atenção plena e a consciência dos nossos problemas é que faz com que eles sejam minimizados.

Quando vivemos conscientemente, grande parte dos supostos problemas perde a capacidade de nos afetar. Simplesmente são coisas irrelevantes com as quais a nossa mente perturbada adorava se entreter.

Tentar enganar a realidade é na verdade, tentar enganar a si próprio. Temos que ser honestos consigo mesmo. Ninguém merece tanta consideração quanto você mesmo.

Problemas podem ser muitos:

Os problemas podem ser muitos, e alguns deles eventualmente nos deixam sem ação, estupefatos, amedrontados e imobilizados.

Quando a coisa pegar de verdade, peça ajuda de amigos e familiares, e quando for o caso, de algum profissional.

De resto, se encha de coragem e siga em frente.

Lembre-se que coragem não é ausência de medo, e sim a disposição para seguir adiante a despeito do medo.

Nós todos somos capazes de carregar nossas mochilas, desde que acreditemos na nossa capacidade e não deixemos que problemas que não são nossos entrem para dentro da nossa carga.

Cuide de si, da sua vida, e tudo vai dar certo.                                                                                         R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked