Não se acomode, nem na felicidade.

Nunca devemos nos acomodar, mesmo que a vida nos brinde com uma estrada pavimentada, sem buracos, nem semáforos. A vida é muito curta para viver o mesmo dia duas vezes.

Precisamos de alguma dificuldade para construir as nossas capacidades, para exercitar a nossa resiliência.

A acomodação também nos traz fraqueza, debilidade. Precisamos de provocação, não no sentido negativo, mas para que sejamos colocados à prova, para crescermos fortalecidos.

A acomodação não é boa para pessoas e também para empresas e instituições.

O mundo em transformação:

O mundo está em constante transformação exige uma mente aberta para se renovar, evoluir, o que deve ser o nosso default, o nosso modo normal de viver.

Não tenho a menor dúvida de que todos querem uma avenida larga, pavimentada, livre de buracos e acidentes, mas a realidade não é assim. A vida nos reserva um bocado de problemas, e não devemos reclamar. As adversidades guardam lições valiosas que temos que ter a capacidade de enxergar e usufruir.

A acomodação também nos leva à inflexibilidade, à procrastinação e consequentemente à degeneração.

Diziam antigamente que deveríamos usar a mente para não atrofia-la (use it or lose it), e fazer palavras cruzadas, sudoku e quebra-cabeças se tornou uma moda para quem não quer caducar.

Hoje, a ciência mostra que o movimento físico é mais primoroso em preservar a mente (move it or lose it). Temos que privilegiar o movimento físico, especialmente aqueles que ameaçam o nosso equilíbrio, e que aprimoram a nossa propriocepção, e consequentemente a vitalidade mental.

Gosto dos exercícios mentais, mas hoje dou preferência a pratica de movimentos que representem um desafio à mente.

Podemos fazer isso todo momento no cotidiano, o que denominam nano-workout, uma academia de ginástica nos mínimos movimentos, movimentar os calcanhares enquanto escova os dentes, girar o corpo superior enquanto está sentado assistindo a televisão.

Esteja em movimento principalmente no seu mundo interior, se empenhe na transformação virtuosa dentro de si mesmo.

Se torne uma pessoa melhor, um dia de cada vez.                                                                            R.S. Beco

1 Comentário

castellary Andrade

about 4 anos ago

Cada palavra abrevia meu estado de espirito,obrigada por tão sábias e belas palavras Beco Deus te abençoe sempre.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta