Não abuse da boa vontade.

Não abuse da boa vontade dos outros e tampouco deixe que abusem da sua boa vontade.

As mulheres em especial, reclamam muito desse tipo de comportamento. Dizem os cientistas que elas foram desenvolvidas para gerar, cuidar e amar incondicionalmente, e quando essa atitude se estende para outros relacionamentos, pode ocorrer o abuso.

Mas isso se aplica a todo mundo. Se você acredita que está dando muito mais do que recebe, cabe refletir se não estão abusando de você, ou você mesmo não está exagerando na mania de cuidar dos outros.

Reciprocidade:

Gostamos de tratar bem e ser bem tratados, e qualquer relacionamento tem que haver reciprocidade.

Quem apenas dá, pode estar se fazendo de capacho, e quem apenas usa e abusa pode estar explorando os outros.

Esse tipo de comportamento acaba chegando ao exagero sem que a gente perceba, pois como se diz, dá a mão e quer o braço, acaba nisso.

As pessoas que abusam da boa vontade dos outros acabam afastando os amigos e familiares, pois ninguém gosta de ser explorado. E sabemos bem que o abuso vem de diferentes formas, começa com favores pequenos e logo estão pedindo dinheiro emprestado que não pagam, e favores abusivos.

Queremos relacionamentos saudáveis e maduros. Somos seres sociais e gostamos de viver bem com as pessoas e devemos fazer um esforço para que assim seja.

Limites:

Muitas vezes, colocar os limites nos relacionamentos funciona bem. Perceba as pessoas que logo de cara, nos primeiros encontros já querem colocar os pés pelas mãos. Fique atento, e observe também se você não está incorrendo no mesmo comportamento.

Quem nunca foi abordado no local de trabalho com essa questão de pedir dinheiro emprestado?

Nem bem conhecemos, e às vezes o relacionamento é bastante superficial, mas um pouco de tratamento carinhoso e educado, chama o abuso, que normalmente e tomar dinheiro e não pagar de volta.

Mas quando falamos de relacionamento e boa vontade, vamos muito além das coisas materiais.

Há pessoas que procuram os outros quando estão em dificuldade, mas somem do planeta quando é o contrário.

Relacionamentos saudáveis é tudo que queremos, pois sabemos que nos dão segurança e bem estar.

R.S. Beco

2 Comentários

luis

about 6 anos ago

Olá Beco, Muito bom o site! Gostaria de lhe recomendar um livro, chamado ''Felicidade - A pratica do Bem Estar'' de Mathieu Ricard. O tema tem tudo a ver com o site, creio que você vai apreciar muito esta leitura. Inclusive ele cita diversas vezes MArtin Seligman e Richard Layard.

Responder

Jorge Luiz dos Santos

about 4 anos ago

Temos observado que, a maioria,das mulheres " abusam " da boa vontade, dos homens, por saber que " eles " possuem um sentimento de proteção e de pensar que elas são frágeis.

Responder

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked