Mihaly Csikszentmihalyi

O psicólogo e professor Mihaly Csikszentmihalyi cunhou e divulgou o conceito do fluxo.

Fluxo é o estado físico e mental no qual o indivíduo está totalmente imerso e energizado na atividade, colocando todo o seu potencial e seus talentos.

É o estado em que o indivíduo não vê o tempo passar, porque está em pleno contato com suas emoções.

Isso vale para qualquer atividade, seja o trabalho, o entretenimento e o convívio. É o estado onde o indivíduo experimenta grandes desafios e coloca o melhor de suas capacidades.

Prof. Universidade Claremont:

Nascido na Hungria, Csikszentmihalyi passou toda a sua vida profissional nos Estados Unidos, onde atua como professor de psicologia da Claremont Graduate University.

Co-fundador e diretor do Quality of Life Research Center, é hoje uma expressão no ramo da psicologia positiva. Ensinou também na Universidade de Chicago e Lake Forest College.

Dentre os livros que escreveu, nos quais explora o conceito do fluxo, podemos encontrar em português, o Finding Flow – The Psychology of Engagement with Everyday Life – lançado no Brasil com o título – A Descoberta do Fluxo – A Psicologia do Envolvimento com a Vida Cotidiana.

TED:

Um vídeo do Prof. Csikszentmihalyi no TED pode ser visto com legenda em português, no qual ele explica o conceito do fluxo.

Ele graduou e concluiu o seu doutorado na Universidade de Chicago, onde foi o Diretor do Departamento de Psicologia.

Csikszentmihalyi, como muitos autores, pesquisaram os elementos que conduzem à felicidade, e a elaboração da teoria do fluxo é sem dúvida uma importante contribuição para a ciência da felicidade.

Beco

1 Comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta