Há sempre uma maneira saudável de lidar com pessoas tóxicas

Há sempre uma maneira saudável de lidar com pessoas tóxicas

Não se deixe infectar pela influência malévola de pessoas tóxicas. Aprenda algumas maneiras de lidar com elas, aceitá-las como são, sem deixar, no entanto, que elas estraguem o seu dia.

Pessoas podem querer o seu mal, investir pra cima de você com ofensas e palavras com poder devastador. Mas você não precisa aguentar tudo isso, nem se fazer de capacho.

Temos que desenvolver maneiras saudáveis de lidar com isso, sem partir para o contra-ataque, ou agressões em cadeia.

Como diz o grande mestre Thich Nhat Hanh: quando uma pessoa te faz sofrer deliberadamente, ela assim o faz porque ela mesma sofre enormemente, e esse sofrimento acaba espirrando em você. Por esse motivo, temos que entender que ela não precisa de punição, mas sim de ajuda.

Pessoas mostram uma agressividade quando inconformados com a própria vida, e isso não é um sinal para agredirmos de volta.

Temos que evitar olhar as pessoas tóxicas como inimigas, pois elas podem, ao final, nos ajudar a melhorar a pessoa que somos. Assim com a lixa que é capaz de polir uma pedra e revelar a sua real beleza, as pessoas podem nos machucar na superfície, mas acabam com isso, revelando o que temos de melhor.

Lidando com a dor:

Não temos que atacar ou revidar e sim nos compadecer com a dor que as pessoas carregam dentro de si. Desejar que elas sejam capazes de encontrar a solução para os seus problemas e o linimento para seus ferimentos.

Não devemos encarar as coisas de modo pessoal, pois as pessoas podem descarregar os maus tratos sem qualquer endereço e ocorre de estarmos mais próximos. Não devemos nos culpar nem nos fazer de vítimas, apenas encarar com serenidade, minimizando os efeitos em nós mesmos.

Compreenda o comportamento das pessoas, com pouco julgamento e muito perdão. Saiba que onde há raiva e agressividade, há também muita dor e sofrimento. Não deixe a toxicidade das pessoas contaminarem seu coração e sua alma. Não deixe que a maldade dos outros se transforme na sua maldade.

Seja leve, aja leve e não deixe que a amargura de outros te roube a doçura e a alegria de viver.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta