Feliz no trabalho

Feliz no trabalho

Todo mundo quer ser feliz no trabalho. Não vejo ninguém procurando uma ocupação onde se sinta profundamente infeliz, mas temos que atentar para 3 aspectos distintos relacionados estritamente com o trabalho, com a ocupação e o tipo de atividade.

Fazer o que gosta:

O primeiro tem a ver com a escolha que fazemos das profissões, dos empregos e atividades que vai nos ocupar a maior parte do tempo de nossas vidas.

Temos que fazer isso com objetividade, pensando mais na satisfação que vamos ter e menos no dinheiro que vamos acumular. A vida é uma só, e nada do que acumulamos de bens materiais vai fazer diferença. O importante é alcançarmos o conforto necessário, fazendo aquilo que adoramos fazer.

Gostar do que faz:

Gostar do que faz é uma questão de atitude. Ir para o trabalho disposto a contribuir, a melhorar, a se aprimorar.

Aqui não existe espaço para a empresa ou o trabalho, é assumir que a felicidade é a sua responsabilidade. Assumir a sua vida por completo. Aceitar o que a vida lhe proporciona. Saborear cada momento, dando o máximo e usufruindo da companhia dos seus colegas.

Valorizar o ambiente de trabalho:

Isso vale para o patrão, para o supervisor e também para o colaborador. Tem que dar valor às empresas que fazem de tudo para que cada um contribua o máximo, feliz e saudável. E não precisamos ir longe para encontrar esse ambiente.

É claro que ouvimos muito falar da Google e Zappos que promovem um ambiente de crescimento, confiança e colaboração dentro da empresa. As mensagens são objetivas, sem maldade. Os relacionamentos são positivos e não agressivos, e qualquer aspecto negativo é monitorado e mitigado.

Cada um tem que dar o valor e escolher bem a empresa que quer trabalhar.

Cada empresário e gerente deve compreender bem o fenômeno do bem estar no ambiente de trabalho e não poupar esforços para que todos tenham o melhor do convívio cotidiano.

Ir mais fundo:

Este é um tema bastante explorado e ensinado nas melhores universidades do mundo, e uma boa referência tanto para empresas quanto indivíduos, é o livro do Prof. Dr. Srikumar Rao – Happiness at Work – Felicidade no trabalho. Escrito na época em que ele ensinava o tema nas mais renomadas universidades do mundo.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked