Feliz no trabalho

Feliz no trabalho

Todo mundo quer ser feliz no trabalho. Não vejo ninguém procurando uma ocupação onde se sinta profundamente infeliz, mas temos que atentar para 3 aspectos distintos relacionados estritamente com o trabalho, com a ocupação e o tipo de atividade.

Fazer o que gosta:

O primeiro tem a ver com a escolha que fazemos das profissões, dos empregos e atividades que vai nos ocupar a maior parte do tempo de nossas vidas.

Temos que fazer isso com objetividade, pensando mais na satisfação que vamos ter e menos no dinheiro que vamos acumular. A vida é uma só, e nada do que acumulamos de bens materiais vai fazer diferença. O importante é alcançarmos o conforto necessário, fazendo aquilo que adoramos fazer.

Gostar do que faz:

Gostar do que faz é uma questão de atitude. Ir para o trabalho disposto a contribuir, a melhorar, a se aprimorar.

Aqui não existe espaço para a empresa ou o trabalho, é assumir que a felicidade é a sua responsabilidade. Assumir a sua vida por completo. Aceitar o que a vida lhe proporciona. Saborear cada momento, dando o máximo e usufruindo da companhia dos seus colegas.

Valorizar o ambiente de trabalho:

Isso vale para o patrão, para o supervisor e também para o colaborador. Tem que dar valor às empresas que fazem de tudo para que cada um contribua o máximo, feliz e saudável. E não precisamos ir longe para encontrar esse ambiente.

É claro que ouvimos muito falar da Google e Zappos que promovem um ambiente de crescimento, confiança e colaboração dentro da empresa. As mensagens são objetivas, sem maldade. Os relacionamentos são positivos e não agressivos, e qualquer aspecto negativo é monitorado e mitigado.

Cada um tem que dar o valor e escolher bem a empresa que quer trabalhar.

Cada empresário e gerente deve compreender bem o fenômeno do bem estar no ambiente de trabalho e não poupar esforços para que todos tenham o melhor do convívio cotidiano.

Ir mais fundo:

Este é um tema bastante explorado e ensinado nas melhores universidades do mundo, e uma boa referência tanto para empresas quanto indivíduos, é o livro do Prof. Dr. Srikumar Rao – Happiness at Work – Felicidade no trabalho. Escrito na época em que ele ensinava o tema nas mais renomadas universidades do mundo.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta