Faça por você.

Quanta coisa fazemos pelos outros e para outros. Temos que cuidar primeiro de nós mesmos.

Faça por você, e cuide de si mesmo que não é egoísmo, e sim uma demonstração de amor próprio.

Temos também que manter a nossa energia e entusiasmo elevados para poder ajudar os outros, familiares e amigos, e para isso, precisamos cuidar primeiro de encher no nosso balde. Ninguém vai encher a vida dos outros com um balde vazio.

Seus sonhos:

Faça uma reflexão sobre si mesmo, seus anseios e desejos não atendidos. Percorra os seus projetos e sonhos e enumere aqueles que precisam receber atenção.

Cuide do seu caminho, do seu crescimento, do seu bem estar.

Outro ponto igualmente importante é deixar de se meter na vida dos outros, tentar controlar, julgar o que os outros fazem pensam e decidem.

Fazemos pelos outros sem qualquer solicitação. Nos metemos em assuntos quando não somos convidados, e com isso perdemos o tempo e  a chance de cuidar dos nossos próprios interesses.

Podemos e devemos ser caridosos, generosos e altruístas, mas sem querer impor ou indicar maneiras de viver de acordo com o nosso julgamento. Cada um deve saber o que é bom para si próprio, e mesmo para os nossos filhos, depois de uma certa idade e maturidade, devemos deixar que escolham e decidam por si próprio o que diz respeito a suas vidas.

Temos todos um instinto paternalista, e isso pode limitar o crescimento de outras pessoas do nosso convívio.

A autonomia e independência devem ser valorizados, inclusive para os nossos familiares idosos. Deixe que façam as suas atividades. Não dê muito palpite.

Quando deixamos de cuidar da própria vida e nos metemos na vida dos outros, todos saem perdendo.

Os outros estão perdendo porque não estão assumindo a responsabilidade sobre a própria vida.

Perdemos nós, pois deixamos o nosso barco à deriva querendo controlar o barco dos outros.

R.S. Beco

1 Comentário

Maria da consolacao souxa martins

about 5 anos ago

Obrigada!Precisava desses conselhos. Sempre leio e compartilho suas postagens, pois creio que ajudam a muitas pessoas. A paz de Cristo esteja com voce!

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta