Faça o seu paraíso onde estiver

Faça o seu paraíso onde estiver

Temos que fazer do lugar onde estamos o nosso paraíso. Me lembro sempre do ditado que minha mãe repetia e que aprendeu com o meu avô com este significado. Temos aproveitar plenamente a vida, exatamente onde estamos.

Aproveite e usufrua daquilo que está ao seu alcance, no seu lugar, valorizando e aprendendo a gostar de cada coisa que te cerca.

Uma história pessoal:

Uma ocasião, passei o dia percorrendo alguns caminhos que minha mãe percorria e adorava nos últimos vinte anos de sua vida.

Entendi, e percebi no ar aquilo que ela chamou de paraíso. O cheiro do mato, o canto dos pássaros, as matizes das flores – cada planta, sua origem e seu valor terapêutico.

Aproveitei para retirar três brotos da ameixeira, que na última florada nos brindou com fotografias dignas de cartão postal.

Com a assessoria do meu tio, fizemos três mudas, que quando adultas, daqui a vinte cinco anos, serão frondosas como esta que as gerou.

Durante essa empreitada, percebi, ao coletar terra para o plantio das mudas, o odor, a cor e qualidade do ambiente que a natureza foi capaz de produzir ao longo do tempo.

Acho que vou olhar com mais atenção cada detalhe de onde hoje moro, com apreciação, com satisfação.

Corremos tanto para cumprir as tarefas do cotidiano – temos prazos – temos metas. No final, a correria nos cega para a alegria e abundância da vida que nos cerca exatamente agora.

A alegria de viver está em saborear o que  a vida nos oferece.

O paraíso é aqui, e onde você morar – se você tiver a disposição para lá ser feliz.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta