Expectativas realistas das pessoas

Expectativas realistas das pessoas

Tenha expectativas realistas das pessoas.

Não espere que as pessoas estejam sempre prontas para te servir. Isso só vai aumentar a sua infelicidade.

Esperar o máximo de todo o mundo é uma fonte de permanente desapontamento. Por vezes não cumprimos o que prometemos, e é razoável aceitar isso dos outros também.

Confiar que as pessoas irão mudar não é uma expectativa razoável. Admitir que as pessoas irão tentar e podem não conseguir está mais de acordo com a realidade. Admita que as pessoas podem falhar e ainda assim continuarem sendo amigas confiáveis.

É bom lembrar que as pessoas que esperam o máximo dos outros também esperam o máximo de si e isso pode resultar em expectativas frustradas. Ter expectativas sobre as pessoas é normal, mas é bom examinar os seus padrões e referenciais sobre pessoas e comportamentos.

Sem perfeccionismo:

Abrande o perfeccionismo e não seja tão duro quando olha para os outros. Evite criticar, julgar ou mesmo condenar os outros quando não atendem os seus padrões.

Você está sendo excessivamente rigoroso? Reflita um pouco sobre isso.

Pense um pouco nas decepções que teve com os outros recentemente. Repasse na memória algumas dessas e perceba o rigor que tem aplicado quando avalia os outros. Imagine se todos te olhassem também com esse padrão de avaliação.

Aceite as pessoas como são e não se cobre tanto – deixe espaço também para a imperfeição. Não somos perfeitos – nem eu – nem você, e não se culpe por isso.

Assista o brilhante vídeo/desenho animado onde a Dra Brene Brown, autora de vários livros, explica a questão da culpa, e a energia com que cobramos padrões inadequados das pessoas.

Tenha expectativas realistas. As pessoas simplesmente não são perfeitas, e nem você.

Queremos ser felizes ou eternos desapontados com os outros e com si próprio?                                                                                  Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta