Eu quero a minha mãe.

Há momentos na nossa vida que queremos a nossa mãe.

Não é que não estamos dando conta do recado, mas um breve sentimento de desamparo pede um colo, uma palavra compreensiva.

Nos ensina o autor Alain de Botton que é o momento quando nos permitimos ser fracos, nos permitimos chorar. Queremos a ternura e a compreensão incondicional de mãe.

Nas palavras de Botton:

“ o fato de não existir uma mãe amorosa ou um pai cuidadoso que possa tornar tudo bom para nós não é motivo para negar quão fortemente desejamos que houvesse.”

E por mãe, comenta Botton, pode ser a nossa mãe que já partiu, pode ser Maria do Cristianismo, Isis no antigo Egito, Deméter na Grécia, Vênus em Roma ou Guan Yin na China – é na verdade a mãe de todos.

Quando era garoto, gostava de cantar uma canção que dizia:  ..às vezes me sinto como uma criança sem mãe…

Um leve sentimento de desamparo tem sua finalidade. Serve para descermos do pedestal. Serve perdermos a soberba a prepotência.

Impotência:

Temos que perceber e aceitar a nossa impotência frente à muita coisa na vida.

Quando digo um leve desamparo é porque não deve nos imobilizar, nos amedrontar ou desestimular a seguir lutando e vivendo.

Ao longo da vida, aprendemos que essa sensação é passageira e que essa circunstância vai mudar com o tempo.

Aprendemos também que podemos agir para ajudar a mitigar os efeitos, e que nem tudo é culpa da gente.

Outro aprendizado importante é que uma coisa ruim num segmento da vida não contamina e não deve contaminar tudo na nossa vida.

Se olharmos com atenção e honestidade vamos enxergar as opções, escolhas e decisões adequadas para seguir a nossa vida, bem consigo mesmo e feliz.

Beco

1 Comentário

Eliza Lima

about 6 anos ago

Lindo! Me vejo em suas palavras, meu amigo. Sabes o quanto valorizo o sentimento bom que tenho por minha mãe. Sentir o cheirinho dela, me faz acreditar na vida. Obrigada pela contribuição! Fique bem.

Responder

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked