Esteja pronto para sorrir.

Esteja pronto para sorrir no seu cotidiano. Caminho com o cachorro todos os dias logo pela manhã, e cruzo pessoas carrancudas, começando o dia com a cara amarrada.

Dou logo bom dia e sorrio. Quero mesmo que entendam que eu desejo de coração que elas tenham um bom dia, mas nem todo mundo está pronto para sorrir. Sinto neles um desconforto, quase uma surpresa em ter que sorrir inesperadamente para uma pessoa estranha.

Fico pensando que deveríamos ter um sorriso engatilhado, pronto para desabrochar, em qualquer circunstância.

Ambiente de trabalho:

Me lembro também que esse fenômeno acontece muito no ambiente tenso de trabalho, reuniões conflituosas e cobranças desmesuradas. Alguém puxa uma piada, um comentário engraçado, e todos se sentem desconfortáveis ao serem puxados para um sorriso, uma descontração.

Acho que temos que mudar a nossa atitude frente à vida. Um sorriso pronto para ser entregue, nos desarma, e nos abre para receber o bem. Ao passo que uma cara amarrada, parece que convida para uma agressão, uma palavra rude.

Penso que temos que estar abertos para apreciar o lado bom da vida, em cada pequena coisinha que aparece no nosso cotidiano.

Como disse Madre Tereza:

“a paz começa com um sorriso – toda vez que você sorri para uma pessoa, é como um presente, um ato de amor”.

A sua expressão facial diz mais sobre você do que a roupa que você está usando. Por isso, deveríamos sempre nos preocupar em usar um sorriso, uma expressão animada, e menos preocupação com a indumentária.

O sorriso é contagiante, e também favorece entendimentos e soluções. Uma expressão mais alegre certamente melhora o atendimento dos serviços, tanto para o prestador quanto para o tomador.

Entrar desarmado nas interações com outras pessoas é uma atitude inteligente, e isso pode alavancar negócios e melhorar a sua vida, e nem precisamos falar sobre os benefícios para a saúde.

Vale a pena assistir o vídeo de Ron Gutman no TED, com legendas em português, que mostra as evidências científicas dos benefícios do sorriso para a saúde.

Não pense duas vezes, simplesmente vá para uma reunião ou encontro com o sorriso engatilhado.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta