Esteja presente

A maior consideração que podemos dedicar à outra pessoa é estar presente quando estamos com ela.

Parece uma conversa sem nexo, mas não raro estamos na presença de outra pessoa e não dedicamos atenção ao que ela fala, nem interesse nem respeito pela sua presença. Como escreveu o filósofo Martin Buber: “apesar de todas as similaridades, cada situação que vivemos é única. É como um bebê recém nascido,uma nova face, diferente de todos que já vieram e que estão por vir. A circunstância pede sua reação, e que não pode ser preparada com antecedência, não pede nada do seu passado, pede apenas sua presença, sua responsabilidade, pede você”.

Mostrar respeito:

Quando estamos na presença de outra pessoa, temos que dedicar a nossa atenção respeitosa. Mostrar um profundo interesse por ela, um ouvido curioso para o que ela diz.

Se coloque a serviço do outro quando é exatamente isso que se espera. Não fique com a mente vagando por outros cantos enquanto despreza as necessidades da pessoa que está à sua frente.

Na presente de outra pessoa, temos que nos mostrar presente, agir como se realmente importasse. Isso não se resume ao falar e ouvir, mas à expressão corporal, o aceno com a cabeça, o olhar no olhar. Sabemos que na comunicação, mais de cinqüenta por cento é expressada pela linguagem corporal. Pouco menos de quarenta por cento ao tom de voz, e menos de dez por cento às palavras que são articuladas.

Devemos dedicar especial atenção à comunicação plena, sem descuidar de cada aspecto. Perceber a comunicação não verbal, olhar para quem nos fala, compreender os gestos e expressões.

Não sei se o tempo é curto, se a nossa paciência é pouca, mas é fato que as pessoas se entregam às interações de maneira desleixada, desconsiderada e desrespeitosa.

As pessoas se sentem mal, pois é praticamente impossível esconder o pouco caso que fazemos uns com os outros.

Se entregue verdadeiramente aos momentos que passa com os outros e traga a sua mente e o seu coração para esse encontro.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta