Espere encontrar dificuldades.

A vida definitivamente não é um passeio no parque. Devemos esperar encontrar dificuldades.

Quando olhamos para pessoas que pensamos levar a vida numa boa, temos que saber que elas também carregam a sua própria cruz.

Todos temos problemas e enfrentamos adversidades – é a matéria prima do nosso crescimento.

As adversidades moldam o caráter, já sabemos, mas no fundo, desejamos uma vida sem dificuldades.

Desejo e expectativa:

A distinção entre desejo e expectativa cabe muito bem aqui.

Podemos desejar alguma coisa, mesmo que ela seja quase impossível, mas temos que ter o pé no chão e esperar o razoável, o factível, o possível.

Esperar uma vida de brisas, cor de rosa, sem turbulências, não é razoável. No entanto, é bom saber que uma vida sem problemas é ruim para o indivíduo, que cresce fraco, inseguro, carente da valiosa resiliência.

Mesmo com todo planejamento que somos capazes de empreender, e os cuidados prévios e recursos alocados, sabemos, e temos que ter em conta que a imprevisibilidade vai nos atingir de uma maneira ou outra. Temos que estar preparados – as dificuldades podem aparecer.

Aceite as dificuldades:

É claro que fazemos de tudo, e os cuidados que tomamos podem prenunciar um transcurso tranquilo, mas devemos aceitar um certo nível de dificuldades. E quando aparecerem, devemos deixar as lamúrias, a culpa e os arrependimentos e assumir de pronto, a responsabilidade pelos resultados. Isso feito, com a cabeça no lugar, estamos em condição de corrigir, prevenir novas quedas e aprender de vez as lições que saltam aos olhos. Cometemos erros para não cometê-los.

Devemos nos liberar da culpa, desde já, e isso inclui todos os outros, as circunstâncias e a si mesmo.

A gratidão que exercitamos por tudo que recebemos, atenua o ímpeto de maldizer e culpar a torto e a direito.

A vida é uma avenida de oportunidades, e uma dificuldade, seja grande ou pequena, não deve nos tirar o ânimo e gosto pela vida.

Prefira a vida. Não deseje as dificuldades, mas espere encontra-las vez ou outra.

R.S. Beco

1 Comentário

Sa_Oli

about 4 anos ago

Apenas um ser resiliente tem a capacidade de viver de bem com a vida, ultrapassar as dificuldades e enfrentar os problemas, sem se derrubar. Mas será que a resiliência é ensinada? ou nascerá connosco? A infância faz de nós seres resilientes?

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta