Desista de ter um passado melhor.

Deixe o passado ficar para trás.

É evidente que você não vai esquecer tudo que aconteceu, mas aceitando as dores do passado e permitindo as feridas se fecharem, você vai evitar que todas as tristezas passadas assombrem a sua vida presente.

Como nos ensina o Dr. Fred Luskin, o perdão é a desistência de todas as esperanças para ter um passado melhor.

O perdão é uma solução opcional ao processo de sofrimento. O perdão precisa acompanhar as situações em que suas esperanças foram frustradas.

Faça uma reflexão específica, pois o perdão precisa ser dirigido para algo identificável.

Alguém que te magoou, uma oportunidade perdida, uma escolha inadequada, enfim, qualquer expectativa frustrada. Dirija o perdão para esse evento, envolvendo algo ou alguém. Não se esqueça de se perdoar, o que costuma ser mais difícil.

Imagine identificando um ferimento físico, limpando a região, aplicando um medicamento, dando todas as condições para o ferimento se fechar.

É normalmente um processo solitário, mas pode ser exercitado com um amigo íntimo, familiar ou com ajuda profissional.

A ajuda da pessoa amada é inestimável nesse processo.

Examine se a raiva está presente em algum evento do passado. Dizem os especialistas que a raiva tem a raiz em algum dos seguintes sentimentos primários: medo, inferioridade, culpa, trauma ou dor. Ao examinar cada evento do passado, é conveniente chegar à raiz da questão, e assim, aplicar o medicamento no lugar certo.

Um roteirinho que pode ajudar.

-Conte a história para você mesmo, e procure a explicação.

-Olhe o evento e você mesmo com compaixão. Não se esqueça que você era outra pessoa naquela época, talvez uma pequena garota.

-Olhe o incidente com amor e aceitação. Afaste a raiva e o ressentimento.

-Aceite que isso pode demorar um pouco para curar, afinal esse caso pode ter sido alimentado por doses de tristeza ano após ano. Não importa quantas vezes você cai, mas quantas vezes você se levanta.

-Ao lograr resultado nesse processo, reconheça a pessoa renovada que é você, e seja grato a si mesmo pelo carinho que se deu.

Você pode ser uma pessoa melhor e mais feliz, se descarregando das cargas do passado e se liberando das algemas da dor e dos ressentimentos do passado.

Beco

3 Comentários

Chica X

about 6 anos ago

Chorei só de ler o título. Perfeito, mesmo. Nada como o perdão, pra gente e pros outros.

Responder

leticia silva

about 4 anos ago

nossaaaa chorei ate fiz todo o processo mesmo sem ler ate o final, primeiro na parte que diz Faça uma reflexão específica, pois o perdão precisa ser dirigido para algo identificável, comecei e fui ate conseguir me libertar depois somente que fui leer o restante ai chorei de novo pois fiz como dizia tudo sem ler por isso foi deus quem me restaurou, foi uma força maior jesus cristo creio que ele fez a cirurgia que precisava em meu coração pois estava com os olhos fechados e sentia sua mao sobre a minha ,na hora que voltei ao momento da minha grande tristeza e magoa vi varios panos brancos saindo do meu coração com cor de vinho como se fosse coagulos de sangue pisado em mim não aguentava mais sofrer foram 7 anos com isso dentro de mim na hora indentifiquei o que me causava tanta dor foi terrivel aceitar esse fato mas consegui,foi duro de imaginar a ferida aberta tive a sensação de estar abrindo meu coração posso dizer que consegui ver onde estava cada corte nele e tenho certeza de ter sido operada pelas mãos de jesus ja que hoje fui a igreja e no santissimo fiquei por 2 horas e meia la chorando implorando a deus por isso tudo e supliquei a jesus que ele me desse um sinal de que estava comigo que não me abandonasse porque ja não aguentava mais viver assim foi ai que procurando no google algo sobre perdão magoa deus me mostrou suas msgs beco em especial essa que praticamente me curou e me libertou não foi facil foi terrivel... doeu demais.... chorei demais mas foi necessario td issl a sensação que estou nesse momento é de estar fraca acabado de sair de uma cirurgia o meu processo foi sozinha mesmo no meu quarto so eu e deus por incrivel q pareça sinto que meu coração esta doendo,uma sensação estranha realmente de operação estou debilitada fraca mais estou me recuperando desse momento tenso mais ja me sinto bem melhor sei que isso foi o espirito santo me dando o sinal que tanto pedi agradeço a deus por isso e sei que apartir de hoje minha vida sera completamente diferente obrigada beco ate mais adorei seu blog obrigada espirito santo de deus eu te amo

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta