Dê um basta na ruminação

Dê um basta na ruminação

Pare de ficar mastigando os ressentimentos, a culpa e a inveja. Deixe ir os pensamentos negativos.

Importante pensar nos problemas e buscar soluções adequadas, mas ficar ruminando incessantemente os problemas nos torna infelizes e incapazes de viver as coisas boas que estão acontecendo conosco neste exato momento. Sinta o frescor da brisa matutina, sinta o odor das flores, perceba o verde da vegetação. Isso tudo te traz para o momento presente, e com a prática você vai abandonando esse processo tão prejudicial para a sua busca permanente da felicidade.

Escolha interromper de vez a ruminação, utilizando vários recursos para tal. O primeiro é substituir os pensamentos e os gatilhos que te convidam à ruminação por outros pensamentos positivos, percepção da natureza, ou mesmo assuntos agradáveis nas conversas com amigos e familiares.

Remoer velhos problemas:

Muitas vezes nos encontramos com pessoas que insistem em te convidar para remoer velhos problemas. Quando você perceber que isso está acontecendo, mude de assunto, se afaste, dê uma desculpa para ir ao banheiro.

Pegue leve consigo mesmo, e não se deixe levar por pensamentos críticos e recorrentes sobre você mesmo. Não se cobre tanto e não se coloque como padrão de perfeição. Se aceite como você é, especialmente naquilo que não cabe mudar.

Por vezes nos sentimos refém de algum assunto espinhoso.

Se pergunte: O que cabe fazer agora neste momento para resolver o problema?

Muitas das vezes, não há nada que você possa fazer exatamente agora. Pare o carrossel dos pensamentos para apreciar algo bom e bonito que está à sua volta.

Aprecie a comida. Aprecie a companhia. Aprecie a natureza, a paisagem.

Pense num futuro melhor. Pense nas possibilidades positivas das coisas se resolvendo e você numa situação melhor do que está.

Deseje o bem para si mesmo e abandone tantas toxinas que insistem em povoar a sua mente.                                                                        Rubens Sakay (Beco)

1 Comentário

Maura Beatriz Drago Dornelles

about 3 anos ago

Parabéns, pela renovação! Ainda que o conteúdo do novo post seja precioso igualmente aos demais, o layout ficou muito mais bonito. Agradeço por isso e também pelo livro que nos enviou de presente - um verdadeiro presente, mesmo. Com carinho, admiração e gratidão. Maura.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta