Dê prioridade aos amigos

Dê prioridade aos amigos

Valorize as amizades, os relacionamentos; dê prioridade aos amigos.

Este mês fomos todos surpreendidos com o lançamento do programa do governo britânico de Thereza May, estimulando e orientando o país todo a dedicar atenção aos relacionamentos. Dizem que May recomenda que os médicos prescrevam mais relacionamentos e nem tanto medicamentos.

Somos seres sociais:

Brilhantemente descrito por Nicholas Christakis, professor de medicina de Harvard, as características dos seres humanos com os relacionamentos, os contatos e conexões. Escreveu isso no emblemático livro “Connected”.

Somos influenciados pela energia positiva dos outros, e assim influenciamos e ajudamos uns aos outros a ficar mais na luz e menos na sombra.

Solidão:

O programa do governo britânico tem como objetivo estimular a sociedade a resolver o problema da solidão das pessoas, especialmente dos idosos e incapacitados. A saúde dessas pessoas está em jogo. Sabemos todos que a solidão mata mais rápido qualquer pessoa.

Prioridades:

Estudo conduzido pela Oxford University mostra que as pessoas, normalmente conseguem manter 150 amigos: 5 amigos íntimos, 10 amigos, 35 colegas, 100 conhecidos. Temos que investir nosso tempo em cultivar as boas amizades, como escreve Kate Leaver no livro “Friendship Cure”, a cura da amizade. Muitas pessoas se sentem sozinhas mesmo quando rodeadas de pessoas e contatos. É preciso mais do que um montão de conexões.

Saúde:

Amizade é saúde, é a segurança de que seremos ajudados de uma maneira outra.

Temos que manter a mente aberta para não sermos presas de radicalismos que nos afastam de pessoas queridas.

Temos que manter o coração aberto para aceitar ajuda e ajudar quando for o caso.

Thereza May sabe que o governo não pode fazer amigos por nós, mas pode pavimentar o caminho, fortalecer os fundamentos para que os relacionamentos floresçam. Colocar atenção nos momentos onde o contato humano realmente acontece. Fazer do país um lugar amigável, onde um suporte o outro, e a sociedade progrida como um todo. E assim, acho que o mundo inteiro deseja boa sorte para a primeira Ministra da Solidão, Tracey Croux, nomeada recentemente naquele país.

Rubens Sakay

 

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked