Cultive a humildade

Procure a humildade, e saiba que é um sentimento, uma atitude das mais nobres. Ser humilde não significa se colocar por baixo, se fazer de capacho e deixar que os outros tirem vantagem.

Também não é preciso que a vida te deixe de joelhos para você aprender a ser humilde. Pratique a humildade sempre que possível, na hora adequada e sinta a serenidade e a paz tomar conta de você.

O nosso cotidiano costuma ser hostil para as virtudes humanas, e exercício da humildade pode parecer incompatível com um ambiente de competição, de realizações materiais, acumulo de riqueza e tudo mais.

Humildade:

Humildade tampouco significa pobreza ou desvantagem material, mas a capacidade de se colocar no mesmo nível do outro, qualquer seja esse nível.

Faça isso de maneira leve, sem exibicionismo e sem se humilhar. Não é necessário e nem adequado se colocar por baixo. Quando nos abaixamos para falar com o outro, há uma imediata empatia, uma conexão.

Somos seres sociais, vivemos em comunidade, e a humildade é sempre valorizada. As pessoas não gostam de estar na companhia de pessoas que contam vantagem e se colocam sempre num pedestal.

Você vai logo se lembrar de alguma pessoa conhecida que sempre quer se colocar no meio da roda, o centro das atenções, enumerando os seus feitos e inflando seus atributos. Uma pessoa assim acaba sendo indesejada nos meios sociais, e só encontra espaço entre pessoas de mesma atitude, superficiais, fúteis, materialistas e desagradáveis.

Saiba que a vida não é uma corrida de cavalos onde cada um procura chegar na frente, mesmo que seja por uma orelha. Vivemos melhor quando vivemos juntos, se alegando com as realizações uns dos outros, sem se colocar no pódio.

Olhe para os outros de igual para igual, sinta-se bem com os outros e seja feliz.                                                                                Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked