Cresça um pouco todos os dias

Assim como a criança que cresce um tiquinho todos os dias, temos que cuidar com carinho do nosso crescimento pessoal. Temos que cuidar dos nutrientes, e prover a proteção necessária contra os ataques corrosivos do nosso cotidiano.

Podemos até pensar em um trajeto pavimentado e livre de curvas perigosas. Mas o nosso trajeto é acidentado em muitos trechos, e assim somos providos dos elementos para o nosso pleno desenvolvimento.

As adversidades moldam o caráter, ouvia de minha mãe, que aprendeu com meu avô.

É caindo que aprendemos a não cair, e cometemos erros para não cometê-los.

Mas crescer não é só cair e se levantar, é fundamentalmente nutrir aquilo que temos de mais valioso, as nossas virtudes.

Somos bons por natureza:

Somos seres bons por natureza, embora muitos se rendam à hostilidade do mundo cotidiano e acabem por se transformar em bestas errantes, infernizando a vida dos outros.

Imagine um menino, ainda quase um bebê, saboreando seu doce, e de repente o adulto que o acompanha começa a chorar, profundamente entristecido por uma notícia que recebe no seu celular. Inexplicavelmente, o pequeno e compassivo bebê oferece seu doce a um adulto. Ninguém ensinou isso ao bebê, e ele não acha que o doce vai amenizar a dor que aflige o adulto naquele exato momento. Ele assim o faz pela bondade que ele traz, naturalmente, no seu coração.

O ser humano é bom por natureza, temos que ter isso em mente todo momento.

Somos propensos a atuar com generosidade em qualquer circunstância, embora a competitividade que vivemos no trabalho, na sociedade como um todo, e até mesmo no seio familiar.

No entanto, mesmo com tanta hostilidade, podemos escolher nutrir e alimentar aquilo que temos de melhor. Assim, um dia de cada vez, nos tornarmos a pessoa que queremos ser.

O mundo é bom, e as boas escolhas estão disponíveis, juntamente com as más escolhas. Temos que procurar a paz e a serenidade e pedir que uma luz nos ilumine na escolha dos caminhos que vamos percorrer.

Escolha ser feliz, e ser uma pessoa melhor, um passo de cada vez.

Rubens Sakay (Beco)

1 Comentário

maizenna

about 3 anos ago

Republicou isso em Quem é especial pra mim, é especial para sempre. Mesmo que grande parte desse “para sempre” fique apenas na lembrança.e comentado: Lindo texto!! Tambem acredito que na essência todos somos bons, o mundo as vezes corrompe essa nossa bondade, peço a Deus e tento todos os dias ser uma pessoa melhor.

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta