Construa uma narrativa positiva.

Tenha sempre para si uma narrativa positiva da sua realidade.

O homem busca sempre uma explicação para as coisas que lhe acontecem. A qualidade dessa explicação mostra como as pessoas encaram as suas vidas, de maneira positiva ou negativa, otimista ou pessimista.

Construa também uma narrativa positiva das coisas ruins que te acontecem.

Perdemos entes queridos, perdemos o emprego, mas a vida segue, as oportunidades aparecem. Devemos olhar os eventos dramáticos do passado com uma narrativa positiva, encontrando uma lição, uma aprendizagem.

As histórias os eventos nos fazem pessoas, nos dão a identidade, mas não com suas características, mas com as narrativas que construímos a partir delas.

A atitude é tudo, e devemos nos posicionar diante da vida com dignidade, humildade, generosidade, compaixão e determinação.

Pessimismo:

Quando olhamos a realidade com o olhar pessimista, parece que a desgraça só acontece conosco, e que basta um pequeno contratempo para estragar a festa toda. Uma dificuldade passageira, que pode se evaporar em poucos dias, nós a interpretamos como uma barreira definitiva, perpétua.

Estamos permanentemente construindo narrativas para cada pequeno trecho da nossa jornada. Temos que fazer um esforço disciplinado de interpretar tudo com bons olhos, um olhar generoso e agradecido.

As pessoas que cruzam o nosso dia todo momento recebem também um julgamento, se são feias, grosseiras ou gentis, ganham imediatamente um rótulo gratuito e preconceituoso. Isso nós faz mal e nós faz uma pessoa azeda.

Todo mundo quer viver uma vida doce, agradável e gratificante, e no entanto, facilmente nos fazemos prisioneiros de defeitos de caráter, julgando, condenando e contaminando tudo que nos cerca com a negatividade. O resultado é inevitável, uma vida amarga, ressentida e cheia de culpas.

Não digo que devemos olhar a vida com lentes cor de rosa em todas as situações, pois a vida pode nos impor situações realmente bicudas e sofridas, mas temos que nos dar conta da beleza da vida e da abundância que nos cerca todo dia.

Temos todos muitas dificuldades, e há momentos de sofrer e chorar, mas apesar de tudo, encontramos coragem para prosseguir de cabeça erguida e esperanças renovadas.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta