Conheça Mihaly Csikszentimihalyi

Conheça Mihaly Csikszentimihalyi

Participar de um evento mundial é em si uma experiência monumental, e estar junto dos fundadores da Psicologia Positiva, é, mais do que um privilégio, uma benção.

Congresso Mundial:

Nos dias de palestas do IV Congresso Mundial de Psicologia Positiva, realizado nos Estados Unidos, em Orlando, dentro da Disney. Tive a honra de dar um forte abraço e aperto de mão em Mihaly Csikszentimihalyi, cientista que delineou o conceito de Flow.  Flow é o estado em que as pessoas estão profundamente atentas e satisfeitas com o que fazem, porque suas habilidades estão em tensão harmoniosa com os desafios apresentados. Senti-me significamente recompensado por poder estar tão perto de um dos fundadores e gênios da Psicologia Positiva, ciência que estuda o bem-estar.

Mihaly Csikszentimihalyi - inventor da teoria de Flow

Com um dos fundadores da psicologia positiva, Mihaly Csikszentimihalyi

Eu fiz questão de eternizar meu encontro com ele em uma fotografia e divulgá-la no Facebook contando um pouco como foi nosso encontro. Além disso, consegui despertar a curiosidade de muitos sobre Mihaly Csikszentimihalyi e comentários bem interessantes. Por isso escrevo este post extra hoje, para falar dele e principalmente das ideias brilhantes.

Respondendo a pergunta de um dos meus amigos, ele é croata e ainda menino era fluente em húngaro, italiano e alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, passava um bom tempo em campo de prisioneiros, onde descobriu o xadrez, atividade que pensava ser fundamental para que ele conseguisse viver melhor naquela situação. Foi daí que ele começou a pensar o que determinava a felicidade das pessoas. Mihaly ainda conta que descobriu a psicologia por acaso anos mais tarde, quando estava na Suíça sem dinheiro para nada e encontrou o anúncio de uma palestra gratuita de Carl Jung. Ele nunca tinha ouvido falar. Estudou na Universidade de Chicago, onde lecionou até o ano 2000.

Bill Clinton, Tony Blair e Jimmy Johnson, técnico do Dallas Cowboy, já declararam terem sido influenciados por Mihaly. Com 81 anos completados em 2015, ele ainda se mantém ativo em palestras e produções científicas, artigos e livros. Ele também tem um dos TEDs mais assistidos da história. Deixo-os com o vídeo para conhecerem-no melhor.

 

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta