As pessoas numa escada

As pessoas numa escada

Não olhe para as pessoas como quem está numa escada.

Não encare a vida como uma escada onde você encontra pessoas abaixo e se compadece, e outras, você encontra acima de você e então as inveja.

Se coloque no mesmo plano das pessoas, e olhe para elas de igual para igual.

Exercite a empatia. Se coloque no lugar do outro para melhor entender o comportamento de cada um, suas necessidades, suas ansiedades e dificuldades.

Exercite a compaixão. Sinta você mesmo a dor do outro e queira que a dor cesse. Você pode não fazer nada, mas esse sentimento valioso vai provocar uma transformação na maneira como você vê as outras pessoas.

Empatia e compaixão:

A empatia e a compaixão são sentimentos fundamentais para o exercício de relacionamentos maduros e saudáveis.

Quando percebemos que conseguimos experimentar estes dois sentimentos, é sinal de que já crescemos um pouco mais.

O contrário também é verdadeiro.

Se continuamos a levar a vida nos comparando com os outros como se estivéssemos numa escada, é sinal de que nos esquecemos de crescer. Podemos até ter a sensação de que estamos subindo na escada do materialismo, mas estamos descendo na escada do sentido da vida.

Cito aqui uma observação da entrevista da então presidente da Southwest Airlines, Colleen Barrett. Ela comentou que foi obrigada a demitir uma executiva, pois ela não conseguiu olhar as pessoas de igual para igual. Muito embora a empresa tenha feito um trabalho intenso para que ela descesse do salto alto, ela não conseguiu fazer esse percurso. Tal executiva era tão competente, que duas outras pessoas tiveram que cobrir o seu trabalho, mas a empresa, baseada no amor, não pode tolerar tal comportamento.

Para todos nós, há um benefício imenso em olhar as pessoas como iguais. Não nos sentimos diminuídos nem inflados, e isso nos faz bem.

Rubens Sakay (Beco)

3 Comentários

Diogo Pimenta

about 2 anos ago

Parabéns! Ótimo texto! Acompanho suas postagens há algum tempo. Fico feliz por compartilhar sua sabedoria. Parabéns de coração. Também escrevo, mensagens, pensamentos, poesias, etc. Caso queira fazer uma visita é só acessar: http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/ Abraço forte.

Responder

Sheila

about 2 anos ago

Show! Rebloguei!

Responder

pc

about 2 anos ago

todos os dias lendo suas mensagens me sinto privilegiado ter um amigo assim. Um grande escritor uma das pessoas mas simples sinceras inteligentes que já conheci. PC

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta