As horas que passo acordado.

Procuro me acalmar quando chega a hora de dormir, mas às vezes a agitação mental é tão grande que passo horas tentando dormir. Inevitavelmente vou para o computador e começo a trabalhar, o que acaba impedindo que a mente se acalme, e o sono venha normalmente.

Evito usar qualquer recurso não saudável, tais como medicamentos ou bebida alcoólica para dormir, e ainda luto para descobrir um mecanismo que funcione. A preocupação com os problemas pessoais é um forte elemento que atormenta a mente quando queremos relaxar e descansar.

Problemas crônicos:

Racionalmente sabemos que devemos descansar, mas a mente não consegue se desligar de problemas crônicos. E são muitos, dificuldades no trabalho, conflitos familiares ou problemas de saúde. Os pensamentos recorrentes grudam na mente e afastam a leveza necessária para que ela se esvazie, ou mesmo vague por pequenas coisas desinteressantes e finalmente relaxe.

Tenho praticado a meditação sempre que consigo, e não é sempre que isso vem com naturalidade.

A dificuldade se acentua à medida que as horas passam. Parece que quanto mais tempo acordado, mais difícil se torna descansar.

Tenho uma tendência a pegar um livro e ler. Quando o livro é enfadonho e repetitivo, o sono chega com mais facilidade, mas quando a história é interessante. Se o tema é enriquecedor, passo horas e o sono não vem.

Não tenho a preocupação de aproveitar ao máximo o meu tempo acordado. Não sou workaholic e embora trabalhe muito em casa, procuro não contaminar o meu horário de descanso.

Rotina específicas:

Algumas pessoas estabelecem rotinas específicas quando a noite chega para deixar o sono chegar. Uma coisa que passei a evitar, é o café depois das seis da tarde. A televisão é também um inimigo do sono, pois um programa interessante pode durar mais de uma hora, e o sono vai sendo adiado indefinidamente.

O banho quente antes de dormir ajuda o sono a chegar, mas eu gosto muito de banho frio, e na maior parte do ano tem sido a minha preferência.

De qualquer maneira, sei que criar uma rotina para a hora de dormir é a melhor solução, não encontrei uma ideal e que funcione bem, mas continuo tentando, pois um sono de qualidade é o prenúncio de um dia bem humorado.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta