Artigos

1- A nova Ciência da Felicidade.

Artigo bastante completo e atual sobre os estudos da felicidade. Aborda questões que passam pela saúde, bem-estar, dinheiro, propósito de vida, economia, psicologia, neurociência e uma pitada de espiritualidade. Apresenta também duas entrevistas de especialistas. Jonathan Haidt e Darrin McMahon.

Autores: David Cohen e Ainda Veiga

Revista Época – abril 2006

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG73787-6014,00.html

2-      Would you be happier if you were richer? (Você seria mais feliz se fosse mais rico?).- artigo em Inglês

O autor, professor da Universidade de Princeton e Prêmio Nobel de Economia explora a discussão recorrente sobre a influência do dinheiro no nível de felicidade do indivíduo. Kahneman, que juntamente com Ed Diener publicou um livro famoso sobre o hedonismo e o bem-estar, analisa as constatações feitas comparando países, renda per capita e nível pesquisado de felicidade. Kahneman analisa as correlações em diferentes faixas de renda, faz comentários sobre tal influência no bem-estar e aponta para algumas deficiências na concepção da medição, especialmente no que diz respeito ao nível de felicidade relatada e o nível real de felicidade.

Outro ponto interessante apontado, se refere ao uso do tempo trabalho/lazer e a influência do nível de renda nessa razão.

Autor: Daniel Kahneman e outros.

http://www.princeton.edu/~ceps/workingpapers/125krueger.pdf

3-Is Happiness Catching? (A Felicidade está pegando?)artigo em Inglês

Are your friends making you fat? (Os seus amigos estão te tornando obeso?).

São os títulos de chamada do artigo escrito por Clive Thompson no New York Times no ano passado(2009). Clive se apoia nos estudos dos cientistas sociais Nicholas Christakis e James Fowler cuja tese é de que os comportamentos são contagiosos, o que vale para a bebida, o tabaco, a alimentação e obesidade, vale também para a felicidade, longevidade e o modo de vida em geral. O jornalista cita também estudos financiados pelo governo americano de levantamento estatístico de conexões sociais e uma análise de como tais conexões operam nos comportamentos.

Autor: Clive Thompson – New York Times

http://www.nytimes.com/2009/09/13/magazine/13contagion-t.html?pagewanted=all

4-Felicidade: uma revisão da literatura.- Artigo em português.

O artigo é uma revisão bastante completa da literatura produzida sobre a Felicidade, especialmente no meio acadêmico.

Renata Barboza Ferraz e outros.

A professora Renata Ferraz e seus colegas fazem uma boa recapitulação do tema, começando pelo histórico da discussão sobre a felicidade, repassando a terminologia, aspectos sociológicos e culturais.

A mensuração do nível de felicidade é abordado, e temas correlatos importantes, tais como otimismo e resiliência também são citados.

http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/n5/234.html

5-So what do you have to do to find happiness? (O que fazer para encontrar a felicidade?)Artigo em Inglês.

O artigo do Sunday Times de 2005 aborda especialmente os trabalhos de Martin Seligman e a psicologia positiva, que focaliza as experiências positivas e traços positivos de personalidade ao invés de traços negativos e traumas vividos.

mostra que o desejo é insaciável.

O jornalista cita a famosa experiência com as 180 noviças de Milwaukee conduzida em 1932, na qual a carta de ingresso à vida religiosa foi um forte indicador da felicidade e longevidade dessas pessoas.

De quebra o artigo fala também dos nossos instintos animais ligados à sobrevivência, e a esteira hedônica e a rápida adaptação do homem às conquistas materiais.

Sunday Times Magazine – October 02, 2005.

http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/article569839.ece

6-The New Science of Happiness (A nova ciência da felicidade)Artigo em Inglês.

A jornalista Claudia Wallis explora as abordagens do que nos traz felicidade, sob a perspectiva de diversos autores, e apresenta uma pesquisa conduzida pela TIME, medindo o nível de felicidade.

Aspectos como o relacionamento e a religiosidade são explorados. A questão do determinismo no nível de felicidade e os autores que se aprofundaram nessa questão são citados. Afinal, é possível ser mais feliz? O nosso nível de felicidade já foi definido na loteria genética?

A questão da gratidão e a sua influência na nossa felicidade não foi esquecida, em citação aos estudos de Robert Emmons.

Autora: Claudia Wallis – Time Magazine – 2004

http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1015902,00.html

7- A ciência da felicidade. (em português)

A jornalista Carolina Samorano reune os recentes estudos sobre a felicidade, aborda as pesquisas sobre o nível de felicidade nos países e sobre os fatores que influem na felicidade. Ter amigos, fazer exercícios e ouvir música estão entre eles.

Comenta ela sobre o filme de Arnaldo Jabor, A Suprema Felicidade, e apresenta vários depoimentos interessantes.

Enumera também 12 recomendações para quem busca a felicidade.

Publicado no Correio Braziliense em 19 de dezembro de 2010.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2010/12/17/interna_revista_correio,228240/a-ciencia-da-felicidade.shtml