Aprenda também com seus acertos.

Aprenda sempre. A natureza nos fez bons em aprender com os erros e fracassos. Não vamos repetir os erros duas vezes.

Por outro lado, somos fracos e deficientes em aprender com os acertos, com as coisas boas.

Temos que nos esforçar para que cada coisa boa se torne também um elemento de aprendizagem.

Estudo Harvard:

Um estudo interessante apresentado na Harvard Business Review aponta para as dificuldades que as empresas têm em aprender com o sucesso. Acho que isso pode ser totalmente aplicado à vida pessoal.

Podemos, diante do nosso sucesso, de maneira míope, acreditar que tudo tem explicação na nossa capacidade e talento. Não vamos nos esquecer das condições favoráveis, da sorte e de outros fatores externos que se conjugaram para que o sucesso se configurasse.

É preciso aprender com o sucesso e com os acertos, atribuindo um peso significativo para fatores exógenos e fora do nosso controle.

Outra deficiência que apresentamos diante do sucesso, é acreditar que nada precisa ser mudado, afinal, time que ganha não se muda. Acabamos surpreendidos por fracassos repentinos e inexplicáveis.

A terceira deficiência apontada pelo estudo, é a síndrome do não perguntar porque. Quando acertamos, falhamos em não perguntar porque. Falhamos muito em não analisar os dados e informações quando as coisas dão certo.

Estamos tão habituados em buscar as causas e conduzir análises acuradas quando as coisas dão errado, que automaticamente abandonamos as análises quando as coisas dão certo.

Uma coisa é certa, nem tudo que acontece corretamente pode ser atribuída exclusivamente à nossa capacidade.

Uma pessoa certa na hora certa, um desvio inexplicável nas discussões, uma nova informação que entra em cena, e de repente o bem se confirma, e o sucesso é total. Temos que dar o desconto às casualidades e entender, deixando de lado a nossa prepotência.

Quando entendemos plenamente o ocorrido, podemos até criar condições semelhantes no futuro, ou mesmo evitar grandes desastres nos negócios e na vida pessoal.

Aprenda com os erros, mas não deixe de aprender com os acertos.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta