Algo novo para aprender hoje.

Com o avançar da idade ficamos mais preguiçosos, não gostamos das novidades e resistimos a aprender coisas novas.

A neurociência alerta no entanto, que uma maneira boa de afastar a demência, é se disciplinar para aprender coisas novas. Os bons exemplos conhecidos, como Peter Drucker, o pai da administração, nos mostram boas estratégias para aprendem coisas novas.

Lição de Peter Drucker:

Peter Drucker, em um programa de televisão que assisti, e ele já tinha mais de 100 anos, relatou que de três em três anos, escolhia uma tema para estudar e o fazia à exaustão. Não é à toa que ele inventou a administração e inúmeras coisas que hoje aplicamos nas instituições.

Alguns grupos de idosos, motivados por recomendações médicas, se reúnem para aprender coisas novas, uma de cada vez. Numa reunião estão aprendendo a manejar ferramentas, na outra a fazer mosaicos e assim por diante.

Ariel Gore:

Quantos avós você conhece, que iniciaram a prática de um novo instrumento musical? É o que pergunta Ariel Gore, em matéria no Psychology Today, justamente sobre aprender algo novo todos os dias.

As conexões neurológicas podem ser fortes ou fracas, dependendo da estimulação.

O que você aprendeu de novo hoje?

Faça esse balanço ao final do dia – o que aprendi de novo? Estive aberto para as novidades?

Repasse a sua memória longínqua e retrate você ainda menina, nos primeiros anos de escola, voltando para casa e relatando, com os olhos brilhantes, uma nova coisa aprendida.

Essa mesma sensação pode ser experimentada todos os dias. Com os olhos bem abertos e a mente receptiva, as lições e novidades aparecem todos os dias, por todos os cantos.

Em tempos de www, ficou muito fácil aprender algo novo. Os amigos também gostam de repassar coisas interessantes (algumas nem tanto), mas você aprende bastante com isso.

Já se foi o tempo que aprendíamos tudo na escola ou nas enciclopédias. Com tal facilidade, podemos colocar os neurônios para exercitar com pequeno esforço.

Beco

1 Comentário

Antonio Ventura

about 6 anos ago

Se quiser aprender algo novo todos os dias e curiosidades entrem no www.aprendertododia.com.br é muito bom!!!!

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta