Abster-se de criticar.

Parece um ímpeto natural sair criticando os outros.

O estranho que isso não dá prazer, mas parece que muita gente encontra alguma satisfação em se comportar-se dessa maneira.

Sem querer criticar, falando exatamente do hábito nocivo de criticar os outros, falo do meu próprio caminho na direção do aprendizado nessa questão.

Aprendizado:

Notei que quanto menos critico os outros, mais presto atenção nas suas qualidades.

Difícil apreciar a companhia de outras pessoas se inicio a interação julgando e criticando imediatamente.

Sei que a nossa mente é muito rápida em enveredar por esse caminho.

Abandonar o hábito da crítica funciona como tirar o véu da ignorância com relação às qualidades das outras pessoas.

Quando nos preocupamos em falar mais das nossas próprias coisas, dos nossos sentimentos, da nossa vida, acabamos estabelecendo uma relação amorosa com os outros, justamente porque passamos a admirá-las mais, compreendê-las mais, amá-las mais.

Simples assim, cuide do próprio nariz e vai amar mais os outros.

Sem lamentações:

Quando paramos de lamentar as situações dos outros, passamos a compreender mais a luta de cada um. Ao tirarmos do nosso vocabulário as expressões – que pena – coitado, que parecem sentimentos nobres mas não são, nos aproximamos mais da verdadeira compaixão, este sim, um sentimento nobre, misericordioso.

Aprendi portanto, que se eu quero uma relação amorosa com as pessoas, tenho que parar imediatamente de criticá-las.

Beco

3 Comentários

jorge n tavares

about 6 anos ago

ola companheiro vou sugerir ao nosso grupo para comprar os livros que voce recomenda e possamos trocar um com o outro a pos acabaren de ler seu blog e muito legal esta sendo util no momento sai da zona de conforto e ler o que voce escreve esta dando uma esperança.

Responder

karen

about 4 anos ago

Luto constante e diariamente para não criticar os outros, e toda vez que escorrego me sinto mal, pois não acrescentei nada de util para a minha vida e de outros. Gostaria de alguma dica para pensar antes e me conter. obrigada ks

Responder

Beco

about 4 anos ago

Prezada, Você já está a um passo de conseguir limitar as críticas que faz dos outros. Quando conseguimos perceber o que estamos fazendo e reconhecemos ainda o mal que isso provoca em nós, isso é sinal de vamos conseguir. Criticar os outros tem a ver com julgamentos, que sua vez tem a ver com a prepotência, e eventualmente um pouco de perfeccionismo. Outro efeito muito negativo, é que o mesmo tom que usamos contra os outros, usamos contra nós próprios. Somos os nossos maiores críticos. Faça um pouco de cada vez. Reconhecer a deficiência é o primeiro passo. Querer mudar é o segundo. Deixe de criticar pelo menos um pouco e de vez em quando, e esse hábito virtuoso vai tomar conta de você. Logo vai se dar conta de que caminhou um bocado nesse sentido. Seja gentil consigo próprio, vá com calma, e seja feliz. Beco

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta